Critérios para a avaliação da oralidade no ensino de língua portuguesa

Autores

  • Flávia Santana Araújo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Lívia Suassuna Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148538796

Palavras-chave:

Critérios, Avaliação, Oralidade

Resumo

Em se tratando da avaliação da aprendizagem de modo geral, é necessário que o professor tenha clareza dos objetos de ensino e das expectativas de aprendizagem, para que estes se articulem de forma coerente aos procedimentos metodológicos adotados. Isso também se aplica ao ensino da modalidade falada da língua portuguesa. Nesse sentido, o objetivo deste ensaio é discutir o ensino da oralidade e sua avaliação, bem como propor critérios avaliativos para o acompanhamento da aprendizagem da língua falada. Para embasar a discussão, são trazidos alguns estudos, tais como Schneuwly (2004) e Melo e Cavalcante (2007).

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Biografia do Autor

Flávia Santana Araújo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Lívia Suassuna, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Referências

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Publicado

2020-08-04 — Atualizado em 2022-07-28

Versões

Como Citar

Araújo, F. S., & Suassuna, L. (2022). Critérios para a avaliação da oralidade no ensino de língua portuguesa. Letras, 97–112. https://doi.org/10.5902/2176148538796 (Original work published 4º de agosto de 2020)