Criteria for orality assessment on Portuguese language teaching
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148538796Keywords:
Criteria, Assessment, OralityAbstract
In terms of the evaluation of learning in general, it is necessary that the teacher has clarity of teaching objects and learning expectations so that they are articulated in a manner consistent with the methodological procedures adopted. This also applies to teaching the spoken modality of the Portuguese language. In this sense, the objective of this essay is to discuss the teaching of orality and its evaluation, as well as to propose evaluation criteria for the accompaniment of the learning of the spoken language. To support the discussion, some studies are presented, such as Schneuwly (2004) and Melo and Cavalcante (2007).
Downloads
References
ARAÚJO, Flávia Barbosa de Santana. A avaliação da oralidade em aulas de língua portuguesa do Ensino Médio. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação ؘ– Linha de pesquisa: Educação e Linguagem). Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2014.
ÁVILA, Ewerton; NASCIMENTO, Gláucia; GOIS, Siane. Ensino de oralidade: revisitando os documentos oficiais e conversando com professores. In: LEAL, Telma Ferraz; GOIS, Siane (Orgs.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012, p. 37-56 (Coleção Língua Portuguesa na Escola, 3).
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 2003.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 81-108 (Coleção As Faces da Linguística Aplicada).
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; HALLER, Sylvie. O oral como texto: Como construir um objeto de ensino. In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 125-155 (Coleção As Faces da Linguística Aplicada).
LIMA, Ana; BESERRA, Normanda. Sala de aula: espaço também da fala. In: LEAL, Telma Ferraz; GOIS, Siane (Orgs.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012, p. 57-72 (Coleção Língua Portuguesa na Escola, 3).
MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONÍSIO, Ângela Paiva. Princípios gerais para o tratamento das relações entre a fala e a escrita. In: ______. Fala e escrita. 1ª ed., 1ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 13-30.
MELO, Cristina Teixeira Vieira de; CAVALCANTE, Marianne Carvalho Bezerra. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade. In: MARCUSCHI, Beth; SUASSUNA, Lívia (Orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. 1ª ed, 1ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 75-93.
MELO, Cristina Teixeira Vieira de; MARCUSCHI, Beth; CAVALCANTE, Marianne Carvalho Bezerra. Esclarecendo o trabalho com a oralidade: uma proposta didática. In: LEAL, Telma Ferraz; GOIS, Siane (Orgs.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012, p. 95-114 (Coleção Língua Portuguesa na Escola, 3).
MILANEZ, Wania. Pedagogia do oral: a elocução formal sob o prisma textual-interativo. 207f. Tese (Doutorado em Ciências – Linguística). Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1992.
______. Pedagogia do oral: condições e perspectivas para sua aplicação no português. Campinas: Sama, 1993.
SCHNEUWLY, Bernard. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004b, p. 109-124 (Coleção As Faces da Linguística Aplicada).
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: Das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 61-78 (Coleção As Faces da Linguística Aplicada).
Downloads
Published
Versions
- 2022-07-28 (2)
- 2020-08-04 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.