Atividades com o oral nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Aline Lopes da Fonseca Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns
  • Gustavo Henrique da Silva Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns.
  • Sara Talita Cordeiro Vilela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148538835

Palavras-chave:

Oralidade, Atividades, Ensino

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender a natureza das atividades com a oralidade nos anos iniciais do ensino fundamental. De forma mais específica, identificar: a) quais atividades com o oral são realizadas na sala de aula; b) como tais atividades são organizadas; Como aporte teórico, foram utilizados os estudos de Schneuwly e Dolz (2004), Marcuschi (2005) e Cavalcante e Melo (2007), entre outros. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de questionários e de um estudo de caso com uma docente (LÜDKE e ANDRÉ, 2012). Os resultados evidenciaram a prevalência de dois tipos de atividades com o oral na sala de aula, a saber: leitura em voz alta e apresentação de trabalho. Verificamos, ainda, que, nessas atividades, a professora revelou uma preocupação constante com aspectos paralinguísticos e cinésicos da fala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Lopes da Fonseca, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns

é graduada em Pedagogia pela UFRPE, Unidade Acadêmica de Garanhuns.

Gustavo Henrique da Silva Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns.

É licenciado em Letras (2001) e possui Mestrado (2004) e Doutorado (2016) em Letras (área de concentração: Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Foi professor da Educação Básica na Rede Pública de Ensino, exercendo atividades de regência e de função técnico-pedagógica. Atualmente, é Professor Adjunto 2 da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). É membro do Conselho Deliberativo do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da UFPE, onde também planeja e realiza atividades e ações direcionadas à análise e produção de material didático e formação de professores. Tem ampla experiência na área de ensino e pesquisa, atuando no campo da Linguística Aplicada, em especial em questões voltadas ao Ensino de Língua Portuguesa. É vice-líder do grupo de pesquisa Texto, Escrita e Sala de Aula (TEcSA/CNPq) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Discurso e Ensino (NUPEDE/CNPq) e do Grupo Formação docente e processos educativos (CNPq).

Sara Talita Cordeiro Vilela, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns.

Graduada em Pedagogia pela UFRPE, Unidade Acadêmica de Garanhuns

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ÁVILA, Ewerton; NASCIMENTO, Gláucia e GOIS, Siane. Ensino de oralidade revisitando documentos oficiais e conversando com professores. IN: LEAL, Telma Ferraz e GOIS, Siane (org.). A oralidade na escola: A investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.p.37-56.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: 1997.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: 1998.

COSTA-MACIEL, Debora Amorim Gomes da. Os saberes docentes para o ensino da oralidade: o que sabem os professores e como compreendem as atividades propostas pelos livros didáticos de língua portuguesa? Tese de doutorado em Educação. Recife, UFPE, 2011.

COSTA-MACIEL, Débora; BILRO, Fabrini. Afinal, a oralidade pode ser ensinada? O que propõem os livros didáticos de língua portuguesa?In: 30ª Reunião Nacional da ANPED – no período de 09 de fevereiro á 9 de março de 2015,Florianópolis. Disponível em:<http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt10-4054.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2016.

COSTA-MACIEL, Débora; BARBOSA, Maria Lucia. “Ah, eu acho a oralidade muito importantíssima, meu deus!” A A propósito da prática docente no ensino da oralidade. In: 35ª Reunião Nacional da ANPED – no período 21 a 24 de outubro de 2012, Porto de Galinhas- PE. Disponível em:<http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt10-2272_int.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2016.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e Ensino de Língua: uma questão pouco “falada”. In: DIONISIO, Angela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora. O livro didático de português: múltiplos olhares (org). 3. ed. Rio de Janeiro: Lucena, 2005.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; HALLER, Sylvie. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim e col. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane H. R. Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 149-214.

LUDKE, M; ANDRÉ, MEDA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.

MAGALHÃES, Tânia. Concepções de Oralidade: a teoria nos PCN e PNLD e a prática nos livros didáticos. In: 30ª Reunião Nacional da ANPED – no período de 07 a 10 de outubro de 2007, Caxambu/MG. Disponível em:<http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT10-3320—Int.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2016.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para escrita: atividades de retextualização. 8 ed. São Paulo: Cortez,2003.

______. Da fala para escrita: atividades de retextualização. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

______. Oralidade e letramento como práticas sociais. IN:MARCUSHI, Luiz Antônio; DIONISIO, Angela Paiva (Orgs). Fala e Escrita. 1ª Ed, Belo Horizonte: Autêntica, 2007., p.31-56.

______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo, parábola Editorial, 2008 p.186 -199

MELO, Cristina Teixeira Viera e CAVALCANTE, Marianne Bezerra. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade. In: MARCUSCHI, Beth e LIVIA, Suassuna (org.). Avaliação em Língua Portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim e col. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane H. R. Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 71-91.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; HALLER, Sylvie. O oral como texto: Como Construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane H. R. Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 125-158.

Downloads

Publicado

2020-08-04 — Atualizado em 2022-07-28

Versões

Como Citar

da Fonseca, A. L., Lima, G. H. da S., & Vilela, S. T. C. (2022). Atividades com o oral nos anos iniciais do ensino fundamental. Letras, 485–502. https://doi.org/10.5902/2176148538835 (Original work published 4º de agosto de 2020)