A oralidade em sala de aula: reflexões sobre o trabalho com gêneros orais a partir do uso de materiais didáticos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148539569Palavras-chave:
Gêneros orais, Materiais didáticos, Ensino fundamentalResumo
Este artigo busca refletir acerca da conceitualização e utilização dos gêneros orais como instrumentos no processo de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa. Nesse sentido, fundamenta-se nos pressupostos sociointeracionistas de linguagem, os quais pautam-se na perspectiva dos gêneros textuais. Assim, objetiva-se verificar o espaço dado aos gêneros orais a partir da análise de material didático destinado ao Ensino Fundamental. Na análise, percebe-se a prevalência de atividades que contemplem os gêneros escritos; ademais, a utilização dos gêneros orais como objeto aponta para situações diversas: ora exploram-se características da oralidade; ora usa-se o oral em atividades cujo foco é a escrita.
Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé Costa. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola. 2003.
BARROS, José Batista de; ROSA, Adriana Letícia Torres da. A PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: ABORDAGENS DO GÊNERO DEBATE EM ESTUDO. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília, MEC/SEF, 1998.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília, 1997.
______. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
DIONÍSIO, A. P. VASCONCELOS, L. J. Modalidade, gênero textual e leitura. In BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (orgs). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: Apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros Orais e Escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
KOCH. Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
____________________.O Texto e A Construção do Sentido. Campinas, SP: CONTEXTO, 2005.
____________________. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. Ed. – São Paulo: Contexto, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco “falada”. In.: DIONISIO, Angela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). O livro didático de português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
_______________________. Gêneros Textuais: Definição e Funcionalidade. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
_______________________. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI et al. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
MOTTA-ROTH, D. Questões de metodologia em análise de gêneros. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas; União da Vitória, PR: Kaygangue, 2005.
OLIVEIRA et al. Tecendo linguagens: Língua Portuguesa - 6º ao 9º ano. 4. ed. São Paulo, IBEP, 2015.
ROSA, Ana Amélia Calazans da. GÊNEROS ORAIS NA ESCOLA PÚBLICA: o gênero debate na formação crítica do sujeito. Revista EntreLetras: Revista do Curso de Mestrado em Ensino de Língua e Literatura da UFT – nº 1 – 2010/II.
ROJO, Roxane; SCHNEUWLY, Bernard. AS RELAÇÕES ORAL/ESCRITA NOS GÊNEROS ORAIS FORMAIS E PÚBLICOS: O CASO DA CONFERÊNCIA ACADÊMICA. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 463-493, set./dez. 2006.
SCHNEUWLY, B. Palavra e ficcionalização um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2004.
_______________; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2004.
TEIXEIRA, Lúcia. Gêneros orais na escola. Bakhtiniana, São Paulo, 7 (1): 240-252, Jan./Jun. 2012.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1° e 2° graus. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-07-28 (2)
- 2020-08-04 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.