A oralidade em sala de aula: reflexões sobre o trabalho com gêneros orais a partir do uso de materiais didáticos do ensino fundamental

Autores

  • Ana Cecilia Gonçalves Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jeize De Fátima Batista Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148539569

Palavras-chave:

Gêneros orais, Materiais didáticos, Ensino fundamental

Resumo

Este artigo busca refletir acerca da conceitualização e utilização dos gêneros orais como instrumentos no processo de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa. Nesse sentido, fundamenta-se nos pressupostos sociointeracionistas de linguagem, os quais pautam-se na perspectiva dos gêneros textuais. Assim, objetiva-se verificar o espaço dado aos gêneros orais a partir da análise de material didático destinado ao Ensino Fundamental. Na análise, percebe-se a prevalência de atividades que contemplem os gêneros escritos; ademais, a utilização dos gêneros orais como objeto aponta para situações diversas: ora exploram-se características da oralidade; ora usa-se o oral em atividades cujo foco é a escrita.

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Biografia do Autor

Ana Cecilia Gonçalves, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo-RS.

Jeize De Fátima Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo-RS.

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Publicado

2020-08-04 — Atualizado em 2022-07-28

Versões

Como Citar

Gonçalves, A. C., & Batista, J. D. F. (2022). A oralidade em sala de aula: reflexões sobre o trabalho com gêneros orais a partir do uso de materiais didáticos do ensino fundamental. Letras, 261–286. https://doi.org/10.5902/2176148539569 (Original work published 4º de agosto de 2020)

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