O ensino de gêneros orais nas aulas de Língua Portuguesa

Tamires Regina Diel, Ana Cecília Teixeira Gonçalves, Jeize de Fátima Batista

Resumo


Este trabalho tem como objetivo verificar qual é o espaço destinado aos Gêneros Orais nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e de que forma são trabalhados. Com intuito de atingir esse objetivo, a pesquisa foi desenvolvida com três professoras de Língua Portuguesa das séries finais - 6º ao 9º ano - do Ensino Fundamental. Destaca-se que o trabalho fundamenta-se nos pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo sociodiscursivo, sobretudo em Machado e Bronckart (2009). A partir da análise dos dados, averiguou-se que os Gêneros Orais não são tratados como objeto efetivo de ensino nas aulas de Língua Portuguesa.

 


Palavras-chave


Ensino; Trabalho Docente; Língua Portuguesa; Gêneros Orais

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2176148526002

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