n. 54: (Jun. 2017) - A produção textual a partir de abordagens interacionistas e sociocognitivas
A proposta de organização deste número da Revista Letras objetiva discutir questões de produção textual a partir de abordagens inte-racionistas e sociocognitivas. Busca-se, com isso, promover, entre pesquisadores, debates sobre as bases teóricas propostas e desenvol-vimentos epistemológicos a respeito do objeto texto. Neste número, contamos com oito (8) artigos que tematizam diferentes aspectos da produção textual. Em quatro (4) artigos, temos o foco na questão teórica. Os autores de cada um dos artigos têm por objetivo mostrar como os enquadres conceituais selecionados podem resultar em novas formas de analisar o objeto texto, especialmente porque se debruçam sobre esse objeto a partir dos dispositivos teórico-metodológicos desenvolvidos no âmbito de teorias de base sociocognitiva e/ou sociointeracionista, tal como era a expectativa da ementa deste número. A produção textual discutida a partir da perspectiva do ensino é tematizada em outros quatro (4) artigos. Neles, o foco reside tanto nas condições do trabalho docente relativo à produção textual no interior das instituições escolares, como também na necessidade de se estabelecer uma agenda de discussão sobre as práticas de ensino de textos orais e escritos. Dois artigos enfocam o trabalho docente a partir de reflexões sobre o contexto da produção escrita nos campos acadêmico e do ensino médio. Dois artigos enfocam o trabalho com a produção oral no ensino fundamental e médio.