A produção textual na esfera acadêmica: desafios concernentes ao ato de dizer materializados em gêneros do discurso secundários
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148525989Palavras-chave:
Produção Textual Acadêmica, Esfera Acadêmica, Eventos e Práticas de Letramento, Simpósio ConceitualResumo
Este artigo discute desafios atinentes aos usos da escrita materializados em gêneros do discurso da esfera acadêmica, considerando a participação de graduandos do curso de Letras Português da Universidade Federal de Santa Catarina na disciplina de Produção Textual. A fundamentação teórica articula concepções de língua, sujeito e texto ancoradas na ótica bakhtiniana, vigotskiana e do letramento (CERUTTI-RIZZATTI; MOSSMANN, IRIGOITE, 2013). Quanto à metodologia, caracteriza-se como estudo de caso tipo etnográfico (ANDRÉ, 2008). Sobre inteligibilidades, enfatiza-se a tensão da constituição dos participantes em relação às demandas acadêmicas para a produção textual, especialmente, quanto às especificidades intersubjetivas/intrassubjetivas do dizer acadêmico.
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