A produção textual na esfera acadêmica: desafios concernentes ao ato de dizer materializados em gêneros do discurso secundários

Suziane da Silva Mossmann, Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti

Resumo


Este artigo discute desafios atinentes aos usos da escrita materializados em gêneros do discurso da esfera acadêmica, considerando a participação de graduandos do curso de Letras Português da Universidade Federal de Santa Catarina na disciplina de Produção Textual. A fundamentação teórica articula concepções de língua, sujeito e texto ancoradas na ótica bakhtiniana, vigotskiana e do letramento (CERUTTI-RIZZATTI; MOSSMANN, IRIGOITE, 2013). Quanto à metodologia, caracteriza-se como estudo de caso tipo etnográfico (ANDRÉ, 2008). Sobre inteligibilidades, enfatiza-se a tensão da constituição dos participantes em relação às demandas acadêmicas para a produção textual, especialmente, quanto às especificidades intersubjetivas/intrassubjetivas do dizer acadêmico.


Palavras-chave


Produção Textual Acadêmica; Esfera Acadêmica; Eventos e Práticas de Letramento; Simpósio Conceitual

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2176148525989

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