A produção textual na esfera acadêmica: desafios concernentes ao ato de dizer materializados em gêneros do discurso secundários

Autores

  • Suziane da Silva Mossmann Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC https://orcid.org/0000-0002-6635-4245

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148525989

Palavras-chave:

Produção Textual Acadêmica, Esfera Acadêmica, Eventos e Práticas de Letramento, Simpósio Conceitual

Resumo

Este artigo discute desafios atinentes aos usos da escrita materializados em gêneros do discurso da esfera acadêmica, considerando a participação de graduandos do curso de Letras Português da Universidade Federal de Santa Catarina na disciplina de Produção Textual. A fundamentação teórica articula concepções de língua, sujeito e texto ancoradas na ótica bakhtiniana, vigotskiana e do letramento (CERUTTI-RIZZATTI; MOSSMANN, IRIGOITE, 2013). Quanto à metodologia, caracteriza-se como estudo de caso tipo etnográfico (ANDRÉ, 2008). Sobre inteligibilidades, enfatiza-se a tensão da constituição dos participantes em relação às demandas acadêmicas para a produção textual, especialmente, quanto às especificidades intersubjetivas/intrassubjetivas do dizer acadêmico.

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Biografia do Autor

Suziane da Silva Mossmann, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) . Atualmente, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, na área de concentração em Linguística Aplicada, com enfoque em estudos sobre formação de professores de Linguagem; membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada - NELA, vinculado à UFSC - e participante, no âmbito deste Núcleo, do grupo de pesquisa Cultura Escrita e Escolarização. É docente na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e tem experiência na docência em Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos e Educação a Distância. 

Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Possui graduação em Letras, mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e pós-doutorado em Filosofia da Linguagem na Università degli Studi Aldo Moro, em Bari - Itália. É professora da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

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Publicado

2017-10-16

Como Citar

Mossmann, S. da S., & Cerutti-Rizzatti, M. E. (2017). A produção textual na esfera acadêmica: desafios concernentes ao ato de dizer materializados em gêneros do discurso secundários. Letras, (54), p. 149. https://doi.org/10.5902/2176148525989