A oralidade na escola: um (longo) percurso a ser trilhado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148529573

Palavras-chave:

Oralidade, Gêneros orais públicos, Práticas de ensino, Formação docente

Resumo

No âmbito educacional brasileiro, torna-se essencial à escola a formação de sujeitos bem articulados com a língua, seja na modalidade escrita, seja na modalidade oral. Nesse sentido, busca-se, a partir desta reflexão científica, uma ressignificação do trabalho docente no que tange às práticas desenvolvidas com a oralidade na escola. Por isso, os objetivos deste artigo são discutir as necessidades sócio-políticas necessárias para um ensino qualitativo, baseado em uma vertente textual, discursiva e interacional, de oralidade no âmbito das aulas de língua portuguesa, além de apresentar algumas competências docentes que devem ser aprimoradas e que podem garantir maior segurança e assertividade no tratamento da oralidade na escola.

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Biografia do Autor

Gil Negreiros, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR (1998), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1999), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2003), doutorado também em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2008) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (Programa de Letras Clássicas e Vernáculas - área de História das Ideias Linguísticas).

Gislaine Vilas Boas, Instituto Federal Farroupilha, Farroupilha, RS

Possui graduação em Letras Licenciatura Português Inglês pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (2005) e mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). 

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Publicado

2017-10-16

Como Citar

Negreiros, G., & Boas, G. V. (2017). A oralidade na escola: um (longo) percurso a ser trilhado. Letras, (54), p. 115. https://doi.org/10.5902/2176148529573