“Práticas orais no ensino de língua portuguesa”: um estudo de caso sobre um projeto universitário de intervenção escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148544245

Palavras-chave:

Oralidade, Pesquisa acadêmica, Ensino

Resumo

O tema deste artigo refere-se a pesquisas acadêmicas sobre o ensino de oralidade em ambientes escolares reais. Temos como objetivo apresentar um estudo de caso sobre o projeto integrado “Práticas orais no ensino de língua portuguesa: oralidade, atividades sociais e gêneros orais públicos no contexto escolar da região central gaúcha”, descrevendo o desenvolvimento das atividades de pesquisas já desenvolvidas e apresentando as que ainda necessitam ser realizadas no âmbito da proposta. Os resultados do estudo demonstram que, nos subprojetos desenvolvidos no âmbito do projeto integrado, alguns dos principais problemas passaram-se pelos contextos escolares de aplicação, como as dificuldades de aceitação da proposta pelo corpo diretivo e docente de muitas escolas públicas e, quando aceito, pelo contexto hostil muitas vezes vivido pela comunidade escolar pública.

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Biografia do Autor

Gil Roberto Negreiros, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR (1998), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1999), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2003), doutorado também em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2008) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (Programa de Letras Clássicas e Vernáculas - área de História das Ideias Linguísticas). Tem experiência na área de Letras, atuando em cursos de graduação e pós-graduação (especialização). Atuou como professor e pesquisador do Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR. Atualmente, é professor adjunto III do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria, onde atua na graduação em Letras (licenciatura e bacharelado) e na Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (linha de pesquisa "Linguagem e Interação"). Tem experiência na área de Letras (língua portuguesa) e Linguística, com ênfase nas seguintes áreas: Análise da Conversação, Sociolínguística Interacional, Linguística Textual e Pragmática. Dentre vários de seus trabalhos, destaca-se o livro Marcas de Oralidade na Poesia de Manuel Bandeira, publicado pela Editora Paulistana e a participação no livro Ensino de Lingua Portuguesa, organizado por Vanda Maria Elias e publicado pela Editora Contexto.

 

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Publicado

2020-08-04 — Atualizado em 2022-07-28

Versões

Como Citar

Negreiros, G. R., Groos, P. T., & Pascoal, C. (2022). “Práticas orais no ensino de língua portuguesa”: um estudo de caso sobre um projeto universitário de intervenção escolar. Letras, 521–542. https://doi.org/10.5902/2176148544245 (Original work published 4º de agosto de 2020)