As narrativas orais e o imaginário das crianças ribeirinhas

Autores

  • Maria do Socorro Galvão Simões Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Cristiane do Socorro Gonçalves Farias Universidade Federal do Pará, Belém, PA http://orcid.org/0000-0002-2842-6308

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148528244

Palavras-chave:

Narrativa oral, Crianças ribeirinhas, Imaginário

Resumo

Este artigo busca suprir uma lacuna na produção acadêmica, haja vista a escassez de trabalhos abordando a temática sob o ângulo do narrador infantil. Porém, para isso, faz-se necessário o trabalho da escuta por parte destas pesquisadoras. Para tanto, trazemos uma narrativa de Cobra grande e outra do Boto contada por uma criança ribeirinha do rio Canaticu, em Curralinho na Ilha do Marajó. Nesse percurso, buscamos amparo nas leituras de Zumthor (1993) para entendermos as narrativas de tradição oral, Benjamin (1993) para (re)conhecermos nas crianças a figura de um narrador tradicional e Bachelard (2006) para discutirmos o imaginário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Galvão Simões, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Possui graduação em Licenciatura em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal do Pará (1969), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Atualmente é professora da Universidade Federal do Pará, coordenadora do Programa de Estudos Geo-BioCulturais da Amazônia - Campus Flutuante, da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, História da Literatura e Estudo da Narrativa, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia, narrativa, literatura, oralidade e cultura.

Cristiane do Socorro Gonçalves Farias, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Professora do Ensino Básico da secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA). Atua nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura. Membro do grupo de pesquisa Antropologia das paisagens: memórias e imaginários na Amazônia (UFPA) e membro convidado do GT de Literatura Oral e Popular. Pesquisa temas ligados à cultura na região do arquipélago da Marajó como as Poéticas Orais e Literatura de Expressão Amazônica. Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia UFPA- Campus Bragança. Principais obras: “Um rio de memórias, um rio de histórias: um estudo sobre o imaginário da Vila Calheira no rio Canaticu”, “Imaginário da Ilha: o Marajó das histórias e memórias”, “Literatura e Ensino: análises e reflexões acadêmicas em Guimarães Rosa, Machado de Assis e Dalcídio Jurandir” e “Dalcídio Jurandir: literatura e recepção em sala de aula”.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. Traduzido por: A. P. Danesi. Revisão de tradução A. M. Mouzat, M. Laranjeira. – 2ª Ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Traduzido por A. P. Danesi. 2ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

BECKER, Udo. Dicionário de Símbolos. Traduzido por E. Royer- São Paulo: Paulus, 1999- coleção dicionários.

BENJAMIN, Walter. Rua de Sentido Único e Infância em Berlim por volta de 1900. Traduzido por C. M. Rodrigues – Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1992.

BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nicolai Lescov. In Obras escolhidas. 6ª ed. Vol. I, São Paulo: Brasiliense, 1993.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: Lembranças dos velhos. –3 Ed – São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BRANDÃO, Carlos de Rodrigues. Reflexões de como fazer trabalho de campo. Revista Sociedade e Cultura, V. 10, N. 1, jan/jun, p. 11-27.

CHEVALIER, Jean. Dicionário de Símbolos: mitos sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 26ª Ed. – Rio de Janeiro: José Olímpio, 2012.

COHN, Clarice. Antropologia da criança. 2ª Ed. ZAHAR, 2005.

FARIAS, Cristiane do S. Gonçalves. Um Rio de memórias, um Rio de histórias: um estudo sobre o imaginário da Vila Calheira-Canaticu-Curralinho-Marajó-Pá. 164f. Dissertação (mestrado em Letras). Programa de Pós Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia. Universidade Federal do Pará-Campus Bragança-Pá, 2016.

FARIAS, Cristiane do S. Gonçalves. Imaginário da ilha: o Marajó das histórias e memórias. Curitiba: Appris editora, 2017 (no prelo).

HARTMANN, Luciana. Medo e encantamento em narrativas orais contadas por crianças. Cerrados. Revista de pós-graduação em Literatura, 2013, p. 50-67.

HARTMANN, Luciana. Equilibristas, viajantes, princesas e poetas: performances orais e escritas de crianças narradoras. BOITATÁ-Londrina nº 20. Jul-dez. 2015, p. 48/67.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. Belém: Cejup, 1995.

MAFFESOLI, Michel. O imaginário é uma realidade. Revista FAMECOS. Porto Alegre. Nº 15. Agosto de 2001, quadrimestral.

MORAES Raymundo. Anfiteatro Amazônico. São Paulo, Cayeiras, Rio de Janeiro: Melhoramentos, s. d.

MIRANDA NETO, Manoel José de. Marajó: desafio da Amazônia – Aspectos da reação e modelos exógenos de desenvolvimento. Belém: EDUFPA, 2005.

SIMMEL, Georg. O estrangeiro. IN Sociologia. Evaristo de Moraes Filho. (org. ). Traduzido por C. A. Pavanelli – São Paulo: Ática, 1983.

VELÔSO, Thelma Maria Grisi. Pesquisando Fontes Orais em busca da subjetividade. IN:_____. Oralidade e subjetividade: Os meandros infinitos da memória – Campina Grande: EDUEP, 2005.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: A “literatura” medieval. Traduzido por A. Pinheiro, J. P. Ferreira – São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. Traduzido por J. P. Ferreira, M. L. D. Pochat, M. I. Almeida - Belo Horizonte - UGMG. 2010.

Downloads

Publicado

2018-04-16

Como Citar

Simões, M. do S. G., & Farias, C. do S. G. (2018). As narrativas orais e o imaginário das crianças ribeirinhas. Letras, (55), 109–128. https://doi.org/10.5902/2176148528244