A configuração sociodiscursiva do debate na mídia televisiva: a polêmica no discurso político-democrático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148534350

Palavras-chave:

Oralidade, Gênero oral debate, Discurso político-democrático, Polêmica, Interação polêmica

Resumo

Partindo dos pressupostos teóricos sobre polêmica (AMOSSY, 2017a, 2017b) e das categorias dos tipelementos (TRAVAGLIA, 2017), objetiva-se analisar um texto oral público, pertencente ao gênero oral debate, e discutir os aspectos sociodiscursivos da polêmica presentes no corpus. Investigaremos uma interação ocorrida no programa televisivo “Entre Aspas”, da GloboNews. Nesse programa, os debatedores apresentam e discutem suas perspectivas sobre delação premiada. Como resultados, demonstra-se que a interação polêmica produzida no debate não levou as partes a um acordo, mas cumpriu importante função social, pois mostra a confrontação pública marcada por dois campos de dissenso, o que fortalece a democracia.

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Biografia do Autor

Gil Roberto Costa Negreiros, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR (1998), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1999), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2003), doutorado também em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2008) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (Programa de Letras Clássicas e Vernáculas - área de História das Ideias Linguísticas). Tem experiência na área de Letras, atuando em cursos de graduação e pós-graduação (especialização). Atuou como professor e pesquisador do Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR. Atualmente, é professor adjunto III do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria, onde atua na graduação em Letras (licenciatura e bacharelado) e na Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (linha de pesquisa "Linguagem e Interação"). é pesquisador efetivo do projeto NURC-SP - CAMPUS USP, atuando em disciplinas de pós-graduação e em projetos de pesquisa linguísticos.
 Tem experiência na área de Letras (língua portuguesa) e Linguística, com ênfase nas seguintes áreas: Análise da Conversação, Sociolínguística Interacional, Linguística Textual e Pragmática. Dentre vários de seus trabalhos, destaca-se o livro Marcas de Oralidade na Poesia de Manuel Bandeira, publicado pela Editora Paulistana e a participação no livro Ensino de Lingua Portuguesa, organizado por Vanda Maria Elias e publicado pela Editora Contexto.

Paola Tassinari Groos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras - Licenciatura - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2015) e mestrado em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras, na UFSM (2017). Atualmente, é doutoranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras, na UFSM. Atuou como bolsista do Subprojeto Letras Português, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da UFSM, de março de 2014 a janeiro de 2016. Desde agosto de 2016, é tutora EaD do Curso de Letras da UFSM/UAB.

Claudiele da Silva Pascoal, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Licenciatura em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Participou de 2 estágios extracurriculares, não remunerados, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias e no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (Santa Maria/RS) como professora de Língua Portuguesa. Participou como bolsista do Subprojeto "A prática da leitura e da escrita na formação cidadã de crianças e jovens em idade escolar" e do Subprojeto Letras Português do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES, em 2014. Em 2015, atuou como professora colaboradora do Subprojeto Letras Português do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Nível Superior -CAPES. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa no Colégio Marco Polo (Santa Maria/ RS) da disciplina de Língua Portuguesa e Redação em turmas de Ensino Fundamental e Médio da Modalidade EJA. Também é professora do Componente Curricular Linguagem e Comunicação em cursos técnicos e professora de Língua Portuguesa e Literatura na Escola Técnica Albert Einstein.

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Publicado

2018-04-10 — Atualizado em 2023-05-16

Versões

Como Citar

Negreiros, G. R. C., Groos, P. T., & Pascoal, C. da S. (2023). A configuração sociodiscursiva do debate na mídia televisiva: a polêmica no discurso político-democrático. Letras, (56), 165–184. https://doi.org/10.5902/2176148534350 (Original work published 10º de abril de 2018)