O trabalho com oralidade na alfabetização: da formação às vivências em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148537879

Palavras-chave:

Oralidade, Formação de professores, Atividades de fala, Protagonismo

Resumo

A oralidade precisa ser pensada como um caminho para preparar sujeitos protagonistas das suas vivências reais com a linguagem. Nosso intuito é apresentar 02 práticas com oralidade realizadas em 02 turmas, em um curso de formação continuada de professores do Ciclo da Alfabetização, na cidade de Patos/Paraíba, no ano de 2018. Nos pautamos em pesquisas de Crescitelli e Reis (2011), Vieira e Leitão (2014), Faraco (2012), BNCC (BRASIL, 2018). Coletamos os dados em vivências didáticas das formações. Os resultados apontam para a necessidade de eleger a língua oral como conteúdo escolar de atividades sistemáticas de fala.

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Biografia do Autor

Paulo Vinícius Ávila-Nóbrega, Universidade Estadual da Paraíba

Professor de Linguística e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras, da Universidade Estadual da Paraíba

Referências

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Publicado

2020-08-04 — Atualizado em 2022-07-28

Versões

Como Citar

Ávila-Nóbrega, P. V. (2022). O trabalho com oralidade na alfabetização: da formação às vivências em sala de aula. Letras, 287–300. https://doi.org/10.5902/2176148537879 (Original work published 4º de agosto de 2020)