O trabalho com oralidade na alfabetização: da formação às vivências em sala de aula

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148537879

Parole chiave:

Oralidade, Formação de professores, Atividades de fala, Protagonismo

Abstract

A oralidade precisa ser pensada como um caminho para preparar sujeitos protagonistas das suas vivências reais com a linguagem. Nosso intuito é apresentar 02 práticas com oralidade realizadas em 02 turmas, em um curso de formação continuada de professores do Ciclo da Alfabetização, na cidade de Patos/Paraíba, no ano de 2018. Nos pautamos em pesquisas de Crescitelli e Reis (2011), Vieira e Leitão (2014), Faraco (2012), BNCC (BRASIL, 2018). Coletamos os dados em vivências didáticas das formações. Os resultados apontam para a necessidade de eleger a língua oral como conteúdo escolar de atividades sistemáticas de fala.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Paulo Vinícius Ávila-Nóbrega, Universidade Estadual da Paraíba

Professor de Linguística e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras, da Universidade Estadual da Paraíba

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.

CRESCITELLI, Mercedes Canha; REIS, Amália Salazar. O ingresso do texto oral em sala de aula. In: ELIAS, Vanda Maria (org.) Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011. p. 29-40.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem escrita e alfabetização. São Paulo: Contexto, 2012.

FARIA, Evangelina Maria Brito de; CAVALCANTE, Marianne Carvalho Bezerra. Um olhar sobre o ensino da oralidade na Educação Infantil. In: FARIA, Evangelina Maria Brito de (org.). A criança e as diversas linguagens na Educação Infantil. João Pessoa: Editora da UFPB, 2009. p. 97-112.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente (12ª Edição). São Paulo: Cortez, 2010.

VIEIRA, Alessandra Jacqueline; LEITÃO, Selma. Argumentação e Explicação. In: DEL RÉ, Alessandra; DE PAULA, Luciane; MENDONÇA, Marina Célia (Org.) Explorando o Discurso da Criança. São Paulo: Contexto, 2014. p. 85-106.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-08-04 — Aggiornato il 2022-07-28

Versioni

Come citare

Ávila-Nóbrega, P. V. (2022). O trabalho com oralidade na alfabetização: da formação às vivências em sala de aula. Letras, 287–300. https://doi.org/10.5902/2176148537879 (Original work published 4 agosto 2020)