O trabalho com oralidade na alfabetização: da formação às vivências em sala de aula

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148537879

Mots-clés :

Oralidade, Formação de professores, Atividades de fala, Protagonismo

Résumé

A oralidade precisa ser pensada como um caminho para preparar sujeitos protagonistas das suas vivências reais com a linguagem. Nosso intuito é apresentar 02 práticas com oralidade realizadas em 02 turmas, em um curso de formação continuada de professores do Ciclo da Alfabetização, na cidade de Patos/Paraíba, no ano de 2018. Nos pautamos em pesquisas de Crescitelli e Reis (2011), Vieira e Leitão (2014), Faraco (2012), BNCC (BRASIL, 2018). Coletamos os dados em vivências didáticas das formações. Os resultados apontam para a necessidade de eleger a língua oral como conteúdo escolar de atividades sistemáticas de fala.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Paulo Vinícius Ávila-Nóbrega, Universidade Estadual da Paraíba

Professor de Linguística e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras, da Universidade Estadual da Paraíba

Références

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.

CRESCITELLI, Mercedes Canha; REIS, Amália Salazar. O ingresso do texto oral em sala de aula. In: ELIAS, Vanda Maria (org.) Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011. p. 29-40.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem escrita e alfabetização. São Paulo: Contexto, 2012.

FARIA, Evangelina Maria Brito de; CAVALCANTE, Marianne Carvalho Bezerra. Um olhar sobre o ensino da oralidade na Educação Infantil. In: FARIA, Evangelina Maria Brito de (org.). A criança e as diversas linguagens na Educação Infantil. João Pessoa: Editora da UFPB, 2009. p. 97-112.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente (12ª Edição). São Paulo: Cortez, 2010.

VIEIRA, Alessandra Jacqueline; LEITÃO, Selma. Argumentação e Explicação. In: DEL RÉ, Alessandra; DE PAULA, Luciane; MENDONÇA, Marina Célia (Org.) Explorando o Discurso da Criança. São Paulo: Contexto, 2014. p. 85-106.

Téléchargements

Publié-e

2020-08-04 — Mis(e) à jour 2022-07-28

Versions

Comment citer

Ávila-Nóbrega, P. V. (2022). O trabalho com oralidade na alfabetização: da formação às vivências em sala de aula. Letras, 287–300. https://doi.org/10.5902/2176148537879 (Original work published 4 août 2020)