O gênero debate no ensino de português: uma investigação sobre usos do livro didático em sala de aula

Autores

  • Bruno Alves Pereira Universidade Estadual da Paraíba
  • Williany Miranda da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148538822

Palavras-chave:

Debate, Livro didático, Aula de português, Solidarização, Sobreposição

Resumo

O estudo apresentado neste artigo buscou responder ao seguinte questionamento: há um efeito de solidarização ou de sobreposição entre os projetos didáticos de duas professoras para a abordagem do gênero debate em sala de aula e o projeto didático do livro utilizado por essas profissionais? Inserido na perspectiva da Linguística Aplicada e de caráter descritivo-interpretativo, o estudo em questão está fundamentado nos conceitos de solidarização e sobreposição como efeitos da transposição didática (BRONCKART & GIGER, 1998; RAFAEL, 2001a, 2001b) e de projeto didático (BUNZEN, 2009, 2014; MATENCIO, 2001; ROJO, 2006).

 

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Biografia do Autor

Bruno Alves Pereira, Universidade Estadual da Paraíba

Professor de Língua Portuguesa e Linguística no Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba

Williany Miranda da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Associada da Universidade Federal de Campina Grande onde atua na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE)

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Publicado

2020-08-04 — Atualizado em 2022-07-28

Versões

Como Citar

Pereira, B. A., & Silva, W. M. da. (2022). O gênero debate no ensino de português: uma investigação sobre usos do livro didático em sala de aula. Letras, 175–196. https://doi.org/10.5902/2176148538822 (Original work published 4º de agosto de 2020)