A influência da oralidade na produção escrita de estudantes do Ensino Fundamental: uma discussão sobre possíveis práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento metassintático

Autores

  • Adriana Tavares Maurício Lessa
  • MAGDA DO NASCIMENTO RODRIGUES Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148538819

Palavras-chave:

Oralidade, Escrita, Sintaxe, Desenvolvimento metassintático

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral caracterizar sintaticamente a influência da oralidade na produção escrita dos estudantes do Ensino Fundamental. Especificamente, buscamos ilustrar como determinadas marcas sintáticas de oralidade se manifestam e debater possíveis práticas pedagógicas para o desenvolvimento metassintático dos estudantes. Para tanto, exemplificamos as seguintes marcas sintáticas de oralidade na escrita de alunos do sétimo ano: apagamento de termos oracionais, reativação de itens lexicais, ordenamento sintático do tipo tópico-comentário, ocorrência de itens fáticos e não marcação da fronteira sintática. Apresentamos, ainda, um relato de experiência pedagógica com base em conversas metassintáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Tavares Maurício Lessa

É doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui graduação em Letras: Português/Inglês (UFRJ) e mestrado em Linguística (UFRJ), tendo como objetos de pesquisa: tempo, aspecto, aquisição de linguagem (L1 e L2) e demência do tipo Alzheimer. Tem experiência na elaboração de materiais didáticos e na área de formação continuada de professores, pela Fundação CECIERJ e SEEDUC-RJ. Foi servidora pública da rede estadual do Rio de Janeiro, no cargo de docente I, de Língua Portuguesa, na Educação Básica, onde também atuou como coordenadora estadual de Áreas do Conhecimento e Diretora de Articulação Curricular. Coordenou o projeto de implantação das escolas bilíngues da rede estadual de ensino em parceria com governos estrangeiros - o Ensino Médio Intercultural - e acompanhou sua implementação pedagógica. É professora adjunta de Língua Inglesa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e está vinculada ao Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Interessa-se pela investigação dos processos cognitivos e metacognitivos relacionados à aquisição e aprendizagem de línguas e sua relação com o ensino.

MAGDA DO NASCIMENTO RODRIGUES, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestranda pelo PROFLETRAS - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Graduada em Letras pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Especialista em Pedagogia Empresarial pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). Servidora pública municipal na rede de ensino de Volta Redonda desde 2007, atuando como professora de Ensino Fundamental e Médio. Professora da rede particular de ensino na mesma cidade. Desenvolve pesquisa na área de metacognição e ensino, com foco no aprendizado e aprimoramento da escrita no Ensino Fundamental.

Referências

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. 3a ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris; GONDIM, Márcia Regina; BENÍCIO, Miliane Nogueira Magalhães. O papel da oralidade na aquisição da cultura letrada. In: HEINIG, Otília Lizete; FRONZA, Cátia de Azevedo (orgs.). Diálogos entre Linguística e Educação. Blumenau: Edifurb, 2010, p. 187-205.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris et al. Por que a escola não ensina gramática assim?. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

CASTILHO, Ataliba de. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

FREIRE, Gilson. Acusativo e dativo anafóricos de 3a pessoa na escrita brasileira e lusitana. Revista da ABRALIN, v.10, n.1, p. 11-32, jan./jun. 2011.

GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela. Ensino de Gramática e desenvolvimento metalinguístico: teorias, reflexões e exercícios. São Paulo: Pontes, 2016.

_____. O Letramento Linguístico e o Ensino de Gramática da Língua Portuguesa no Brasil. Diadorim. Rio de Janeiro, Revista 19, v. 2, p. 48-75, Jul-Dez. 2017.

GOMBERT, Jean Émile. Metalinguistic Development. Tradução de Tim Pownall. Exeter: Harvester Wheatsheaf, 1992.

KRASHEN, Stephen. Principles and Practice in Second Language Acquisition. California: University of Southern California, 1982.

KENEDY, Eduardo. O status da norma culta na língua-I dos brasileiros e seu respectivo tratamento na escola: algumas contribuições de estudos formalistas à educação. In: GUESSER, Simone (org.). Linguística: pesquisa e ensino. Boa Vista: EDUFRR, 2016, p. 185-208.

MYHILL, Debra; JONES, Susan; WILSON, Anthony. Writing Conversations: Fostering Metalinguistic Discussion About Writing. Research Papers in Education, 31(1), 2016, 23-44.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva. Aquisição de segunda língua. 2a ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

PONTES, Eunice Souza Lima. O tópico no português do Brasil. Campinas: Pontes, 1987.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7a ed. São Paulo: Contexto, 2017.

VIEIRA, Silvia. Gramática, Variação e Ensino: diagnose e propostas pedagógicas. São Paulo : Blucher, 2018.

Downloads

Publicado

2020-08-04 — Atualizado em 2022-08-03

Versões

Como Citar

Lessa, A. T. M., & RODRIGUES, M. D. N. (2022). A influência da oralidade na produção escrita de estudantes do Ensino Fundamental: uma discussão sobre possíveis práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento metassintático. Letras, 463–484. https://doi.org/10.5902/2176148538819 (Original work published 4º de agosto de 2020)