O trabalho com o oral público no ensino médio: a apresentação oral em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148538721

Palavras-chave:

Apresentação oral, Gêneros orais públicos, Multiletramentos

Resumo

O ensino da oralidade vem ganhando espaço nos livros didáticos, na pesquisa e  nas escolas, provavelmente impulsionado pelos documentos oficiais que orientam as práticas de linguagem na escola, inicialmente os Parâmetros Curriculares Nacionais e, mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular. O  objetivo deste artigo é discutir como o trabalho com o gênero apresentação oral, desenvolvido na perspectiva de projeto, pode levar ao desenvolvimento do uso monitorado da modalidade oral da língua e promover a ampliação dos multiletramentos. No momento de seu ensino, os gêneros não podem ser vistos isoladamente, mas na sua interconexão com outros, em forma de rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTON, D.; LEE, C. Linguagem online : textos e práticas digitais. Campinas: Parábola, 2015.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília/DF: MEC/SEF.BRASIL, 1998.

BRASIL.Base Nacional Comum Curricular-BNCC. Brasília: MEC, 2018.

DOLZ, J.; PASQUIER, A.; BRONCKART, J.-P. L’acquisition des discours: émergence d’une compétence ou apprentissage de capacités langagières? Études de Linguistique Appliquée, n. 102, p. 23-37, 1993.

DOLZ, J. ; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In:

SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros Orais e escritos na escola. Trad. e org. ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. São Paulo: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.

GUIMARÃES, A.M.M.; KERSCH, D.F. (org.), Caminhos da construção: projetos didáticos de gênero no domínio do argumentar. 1ª ed., Campinas, Mercado de Letras, 2014

GUIMARÃES, A.M.M.; KERSCH, D.F. E então... Caminhos da construção de projetos didáticos de gênero- da comunidade de indagação ao desenvolvimento de professoras(es) e das pesquisadoras. In: A.M.M. GUIMARÃES; A. CARNIN; D.F. KERSCH (org.), Caminhos da construção: reflexões sobre projetos didáticos de gênero. 1ª ed., Campinas, Mercado de Letras, 2015, vol. 3, p. 7-26.

KERSCH, D. F.; GUIMARÃES, A. M. M. A construção de projetos didáticos de leitura e escrita como resultado de uma proposta de for mação continuada cooperativa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada - RBLA, v. 12, n. 3, p. 533–556, 2012.

KERSCH, D. F.; MARQUES, R. G. Leitura e escrita em Projeto Didático de Gênero: o uso de tecnologias e o desenvolvimento das capacidades de linguagem. v. 15, n. 1, p. 384–407, 2015.

KERSCH, D. F.; MARQUES, R. G. Redes sociais digitais na escola: possibilidades de conexão, produção de sentido e aprendizagem. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 06, n. 02, p. 343–362, 2017.

AUTOR 1; XXXXX. Hosting and Healing: A Framework for Critical Media Literacy Pedagogy. Journal of Media Literacy Education. (a sair em dez. 2019)

MARCUSCHI, L.A. Da Fala para a Escrita: Atividades de Retextualização. São Paulo: Cortez, 1997

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROJO, Roxane, SCHNEUWLY, Bernard. As relações oral/escrita nos gêneros orais formais e

públicos: o caso da conferência acadêmica. Linguagem em (Dis)curso, vol. 6, no. 3, 2006, p.

-493

SCHNEUWLY, B. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensinoda linguagem oral.

In: ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. (Trad. e Org.). Gêneros orais e escritos na escola.

Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443–466, 2005.

WOLK, S. Teaching for Critical Literacy in Social Studies. The Social Studies, v. 94, n. 3, p. 101–106, 2003.

Downloads

Publicado

2020-08-04 — Atualizado em 2022-07-28

Versões

Como Citar

Frank Kersch, D., & GONÇALVES DE OLIVEIRA, R. (2022). O trabalho com o oral público no ensino médio: a apresentação oral em foco. Letras, 421–442. https://doi.org/10.5902/2176148538721 (Original work published 4º de agosto de 2020)