O espaço da oralidade em planos de ensino da licenciatura em letras

Autores

  • Ewerton Ávila dos Anjos Luna Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148539355

Palavras-chave:

Currículo, Formação do professor de Português, Didática da oralidade

Resumo

O eixo da oralidade ocupa papel relevante na formação do usuário de língua materna; contudo, o trabalho com textos orais na escola ainda é um desafio para muitos professores (RODRIGUES & LUNA, 2016). Partindo da hipótese de que a dificuldade pode estar associada à sua formação inicial, este estudo buscou investigar o espaço que tópicos de didática da oralidade ocupam nos currículos da Licenciatura em Letras-Português. Para isso, analisou-se, em uma perspectiva qualitativa, Planos de Ensino de uma graduação. Os resultados apontam que a didática da oralidade está presente em alguns programas como espaço garantido, mas principalmente como espaço possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB) com período sanduíche no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA/Portugal). Graduado e mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde atua com a formação de professores de Português e com pesquisas na área de Didática da Linguagem. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e do Núcleo de Estudos em Compreensão e Produção Interlinguísticas (NUCEPI/UFPE).

Referências

ALARCÃO, I. Contribuição da didática para a formação dos professores – reflexões sobre seu ensino. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 2011, p.179-214.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 1998.

______. Parecer CNE/CES 492/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Diário Oficial da União, Brasília, 9/7/2001, Seção 1e, p. 50.

______. Parecer CNE/CP 9/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União de 18/1/2002, Seção 1, p. 31.

______. Resolução CNE/CP 2/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 9.

______. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; HALLER, S. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004, p.125-158.

GATTI; B. A.; NUNES, M. M. R. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos. São Paulo: Fundação Vitor Civita, 2008.

LIBÂNEO, J. C. Didática e epistemologia: para além do embate entre a didática e as didáticas específicas. In: VEIGA, I. P. A. e D’ÁVILA, C. (Orgs.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas-SP: Papirus Editora, 2008.

LUNA, E. Á. dos A. Didática da oralidade na formação inicial do professor de português: um olhar sobre documentos curriculares e discursos docentes e discentes de instituições de ensino superior. Tese (Doutorado em Linguística). PROLING, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa-PB, 2016.

MARCUSCHI, L. A.. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

MAURER, Bruno. Une didactique de l’oral – Du primaire au lycée. Paris, Bertrand-Lacoste, 2001.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior: problematização. In: PIMENTA, S. G. Docência no ensino superior. Coleção Docência em Formação – v.1. São Paulo: Cortez, 2002.

RODRIGUES, S. G. C.; LUNA, E. Á. dos A. O ensino da oralidade no contexto do Ensino Fundamental. In: ______. (Orgs.). Oralidade & Leitura: olhares plurais sobre Linguagem e Educação. Recife: Editora UFPE, 2016, p. p.49-74.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SCHNEUWLY, B. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004, p.109-124.

SUASSUNA, L. Ensaios de pedagogia da língua portuguesa. Recife, Editora Universitária da UFPE, 2006.

Downloads

Publicado

2020-08-04 — Atualizado em 2022-08-02

Versões

Como Citar

Luna, E. Ávila dos A. (2022). O espaço da oralidade em planos de ensino da licenciatura em letras. Letras, 301–320. https://doi.org/10.5902/2176148539355 (Original work published 4º de agosto de 2020)