O espaço da oralidade em planos de ensino da licenciatura em letras

Autori

  • Ewerton Ávila dos Anjos Luna Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148539355

Parole chiave:

Currículo, Formação do professor de Português, Didática da oralidade

Abstract

O eixo da oralidade ocupa papel relevante na formação do usuário de língua materna; contudo, o trabalho com textos orais na escola ainda é um desafio para muitos professores (RODRIGUES & LUNA, 2016). Partindo da hipótese de que a dificuldade pode estar associada à sua formação inicial, este estudo buscou investigar o espaço que tópicos de didática da oralidade ocupam nos currículos da Licenciatura em Letras-Português. Para isso, analisou-se, em uma perspectiva qualitativa, Planos de Ensino de uma graduação. Os resultados apontam que a didática da oralidade está presente em alguns programas como espaço garantido, mas principalmente como espaço possível.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB) com período sanduíche no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA/Portugal). Graduado e mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde atua com a formação de professores de Português e com pesquisas na área de Didática da Linguagem. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e do Núcleo de Estudos em Compreensão e Produção Interlinguísticas (NUCEPI/UFPE).

Riferimenti bibliografici

ALARCÃO, I. Contribuição da didática para a formação dos professores – reflexões sobre seu ensino. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 2011, p.179-214.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 1998.

______. Parecer CNE/CES 492/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Diário Oficial da União, Brasília, 9/7/2001, Seção 1e, p. 50.

______. Parecer CNE/CP 9/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União de 18/1/2002, Seção 1, p. 31.

______. Resolução CNE/CP 2/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 9.

______. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; HALLER, S. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004, p.125-158.

GATTI; B. A.; NUNES, M. M. R. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos. São Paulo: Fundação Vitor Civita, 2008.

LIBÂNEO, J. C. Didática e epistemologia: para além do embate entre a didática e as didáticas específicas. In: VEIGA, I. P. A. e D’ÁVILA, C. (Orgs.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas-SP: Papirus Editora, 2008.

LUNA, E. Á. dos A. Didática da oralidade na formação inicial do professor de português: um olhar sobre documentos curriculares e discursos docentes e discentes de instituições de ensino superior. Tese (Doutorado em Linguística). PROLING, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa-PB, 2016.

MARCUSCHI, L. A.. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

MAURER, Bruno. Une didactique de l’oral – Du primaire au lycée. Paris, Bertrand-Lacoste, 2001.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior: problematização. In: PIMENTA, S. G. Docência no ensino superior. Coleção Docência em Formação – v.1. São Paulo: Cortez, 2002.

RODRIGUES, S. G. C.; LUNA, E. Á. dos A. O ensino da oralidade no contexto do Ensino Fundamental. In: ______. (Orgs.). Oralidade & Leitura: olhares plurais sobre Linguagem e Educação. Recife: Editora UFPE, 2016, p. p.49-74.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SCHNEUWLY, B. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004, p.109-124.

SUASSUNA, L. Ensaios de pedagogia da língua portuguesa. Recife, Editora Universitária da UFPE, 2006.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-08-04 — Aggiornato il 2022-08-02

Versioni

Come citare

Luna, E. Ávila dos A. (2022). O espaço da oralidade em planos de ensino da licenciatura em letras. Letras, 301–320. https://doi.org/10.5902/2176148539355 (Original work published 4 agosto 2020)