O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148539579Palavras-chave:
Oralidade, Multissemiose, Gêneros discursivosResumo
Os podcasts constituem-se como gênero discursivo oral e apresentam desafios conceituais e metodológicos para o emprego de tecnologias do mundo digital em sala de aula, assim como para refletir-se sobre contextos educacionais não escolares. O objetivo deste artigo é discutir as potencialidades e implicações teóricas, metodológicas, epistemológicas e axiológicas do gênero discursivo podcast como prática educacional. Para isso, utilizamos o referencial do Círculo de Bakhtin, especificamente com os conceitos de gênero discursivo, enunciado e tom. Analisar os podcasts pode contribuir para enriquecer a compreensão dos gêneros discursivos orais, sua complexa relação a escrita e com as outras semioses.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Gêneros do Discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da Criação Verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
CHESTER, A.; BUNTINE, A.; HAMMOND, K.; ATKINSON, L. Podcastings in education: student atitudes, behavior and self-efficacy. Educational technology & Society, v. 14, n. 2, p. 236-247, 2011.
ELEKAEI, Atefeh; TABRIZI, Hossein H.; CHALAK, Azizeh. Distance Education and Vocabulary Podcasting tasks: attitude in focus. Turkish Online Journal of Distance Education – TOJDE. v. 20, n. 2, p. 105-120, april 2019.
XXXXXXXX, Xxxxxx XXXX; YYYYYYYYYYYYYYYYY, Yyyyyyyyyyyyyyy. TEXTUALIZAÇÃO E ENUNCIAÇÃO EM TEXTO MULTIMODAL: ANÁLISE DO VIDEO DE ANIMAÇÃO ESCOLHAS DA VIDA. Revista Prolingua, João Pessoa, v. 12, n. 2, p.69-83, out. 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua>. Acesso em: 13 ago. 2019.
GERALDI, J. W. Prefácio. O pensamento bakhtiniano na educação. In. GIOVANI, F.; SOUZA, N. B. (Orgs.). Bakhtin e a Educação: a ética, a estética e a cognição. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014, p.13-16.
LUIZ, Lúcio; ASSIS, Pablo. O Podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010.
MEDVIÉDEV, Pavel. O método formal nos estudos literários: introdução a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2012.
PodPesquisa. In Associação Brasileira de Podcasters. Disponível em http://abpod.com.br/podpesquisa/. Acesso em 15 ago. 2019.
YYYYYYYYYYYYYYYYY, YYYYY.; XXXXXXXX, Xxxxxx XX.; ZZZZZZ. Enunciados Multissemióticos na Sala de Aula na visão bakhtiniana: Um dizer sobre dizeres e um fazer sobre fazeres. In FRANCELINO, Pedro F.; SANTANA, Wilder K. F. (Org.) Bakhtin e o Círculo em fronteiras do discurso. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.
VOLOCHINOV, Valentin Nicolaievitch. A construção da enunciação. In: VOLOCHINOV, Valentin Nicolaievitch. A Construção da Enunciação e Outros Ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013. p. 157-188. Organização, Tradução e Notas de João Wanderley Geraldi. Edição e Supervisão da Tradução por Valdemir Miotello.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-07-28 (2)
- 2020-08-04 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.