O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula

Autores

  • Marco Antonio Villarta-Neder UFLA https://orcid.org/0000-0003-3857-3720
  • Helena Maria Ferreira Universidade Federal de Lavras. Professora associada do Departamento de Estudos da Linguagem. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148539579

Palavras-chave:

Oralidade, Multissemiose, Gêneros discursivos

Resumo

 Os podcasts constituem-se como gênero discursivo oral e apresentam desafios conceituais e metodológicos para o emprego de tecnologias do mundo digital em sala de aula, assim como para refletir-se sobre contextos educacionais  não escolares. O objetivo deste artigo é discutir as potencialidades e implicações teóricas, metodológicas, epistemológicas e axiológicas do gênero discursivo podcast como prática educacional. Para isso, utilizamos o referencial do Círculo de Bakhtin, especificamente com os conceitos de gênero discursivo, enunciado e tom. Analisar os podcasts pode contribuir para enriquecer a compreensão dos gêneros discursivos orais, sua complexa relação a escrita e com as outras semioses.

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Biografia do Autor

Marco Antonio Villarta-Neder, UFLA

Universidade Federal de Lavras. Professor do Departamento de Estudos da Linguagem. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-graduação em Letras.

 

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras. Professora associada do Departamento de Estudos da Linguagem. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Universidade Federal de Lavras. Professora associada do Departamento de Estudos da Linguagem. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2020-08-04 — Atualizado em 2022-07-28

Versões

Como Citar

Villarta-Neder, M. A., & Ferreira, H. M. (2022). O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula. Letras, 35–56. https://doi.org/10.5902/2176148539579 (Original work published 4º de agosto de 2020)