Estado da arte em revistas educacionais sobre estudos feitos com famílias de crianças com necessidades educacionais especiais no período de 2002 a 2011
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X8361Parole chiave:
Educação Especial, Família, Necessidades educacionais especiais.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8361
O objetivo deste artigo é mapear os estudos indexados entre os anos 2002 e 2011 na área da educação, e avaliados como A1 e A2 pelo banco de dados Qualis Capes, no triênio 2010-2012, a fim de verificar de que maneiras as pesquisas com famílias de crianças com necessidades educacionais especiais têm sido feitas. Para isso, foram analisados os seguintes elementos: evolução anual dos estudos, sujeitos analisados, temáticas adotadas e instrumentos de coleta de dados utilizados, a partir de buscas na base de dados Scielo e Periódicos Capes e utilizadas uma multiplicidade de descritores combinados entre si. O critério estabelecido para considerar família foi o de que as pesquisas deveriam conter as palavras-chaves: família, relações familiares, relações parentais, pais e irmãos intercruzadas com as: educação especial, pessoas com necessidades educacionais especiais, educação inclusiva, inclusão, autismo, autista, superdotação, altas habilidades, paralisia cerebral, baixa visão, cegueira, surdez, transtorno global do desenvolvimento, síndrome de Down, deficiência, deficiência intelectual, deficiência física, deficiência visual, surdez e deficiência múltipla. Portanto, os artigos foram obtidos pelo entrecruzamento desses descritores, mas selecionados aqueles que continham uma dessas palavras. Dessa forma, foi encontrado um total de 36 artigos nacionais indexados em revistas da área da Educação. Os dados mostraram que houve um crescimento de pesquisas empíricas nessa área.
Palavras-chave: Educação Especial. Família. Necessidades educacionais especiais.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).