<b>Famílias de crianças com necessidades educacionais especiais: recursos e necessidades de apoio</b>

Autores

  • Danielli Silva Gualda Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo
  • Laura Borges Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo
  • Fabiana Cia Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X5379

Palavras-chave:

Family-school relation, Special education, Inclusion, Resources and needs support.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X53795379


O objetivo desta pesquisa foi investigar quais são os recursos e as necessidades dos pais de crianças pré-escolares com necessidades educacionais especiais. Participaram da pesquisa 12 pais de crianças com NEE incluídas em pré-escolas. A maioria dos pais tinha poder aquisitivo médio a médio baixo. Para responder aos objetivos, os pais preencheram ao “Inventário de Recursos do Ambiente Familiar – RAF” e o “Questionário sobre as necessidades das famílias – QNF. Os resultados obtidos com o RAF possibilitaram notar que nesta pesquisa a maioria das crianças com NEE possui um ambiente familiar bem estimulador, considerando que as mães acompanhavam os filhos nos afazeres da escola e na manutenção de uma rotina para realizar atividades, além de receber atendimentos por meio das salas de recursos (41,6%) e nos atendimentos da APAE (25,0%). Em relação aos dados obtidos pelo QNF os pais necessitam de ajuda para: (a) obterem maiores informações sobre serviços e apoios de que seu filho poderá beneficiar-se no futuro; (b) se encontrarem regularmente com pessoas adequadas, como profissionais, para falar sobre a deficiência do filho; (c) explicarem a situação do filho a outras crianças, amigos e vizinhos; (d) encontrarem serviços de apoio social e educativo para o filho; (e) pagarem despesas e (f) discutirem problemas e encontrar soluções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielli Silva Gualda, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo

Graduanda em Licenciatura em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos/UFSCar.

Laura Borges, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo

Graduanda em Licenciatura em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos/UFSCar.

Fabiana Cia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo

Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação Especial, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, da Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Psicologia, lecionando para o curso de Licenciatura em Educação Especiale para o Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, da Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

2013-06-06

Como Citar

Gualda, D. S., Borges, L., & Cia, F. (2013). <b>Famílias de crianças com necessidades educacionais especiais: recursos e necessidades de apoio</b>. Revista Educação Especial, 26(46), 307–330. https://doi.org/10.5902/1984686X5379

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>