Habilidades sociais e empoderamento de pais de crianças pré-escolares do público-alvo da educação especial
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X33268Palavras-chave:
Educação Especial. Famílias. Habilidades sociais. Empoderamento. Crianças. Pré-escolar.Resumo
A família considerada o primeiro contexto social ao qual o indivíduo é inserido logo ao nascer, é responsável pela transmissão de valores que influenciam no desenvolvimento infantil. Em relação às pessoas com deficiências, os pais exercerão um papel de protagonismo na procura por profissionais e serviços que trabalharão com essas crianças, por esta razão é de extrema importância que disponham de habilidades interpessoais para realizar com sucesso tais funções. Desse modo, o presente estudo teve por objetivo caracterizar o repertório de habilidades sociais e o empoderamento de familiares de pré-escolares do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) e correlacionar as variáveis. Participaram 35 pais de crianças pré-escolares com diferentes condições especiais. Os mesmos responderam à Escala de Empoderamento Familiar e ao Inventário de Habilidades Sociais. Os resultados mostraram que os pais se autoavaliaram de forma muito positiva com relação ao empoderamento, mas houve grande discrepância de avaliação com relação ao próprio repertório de habilidades sociais. Além disso, os dados indicaram correlação positiva entre a escala de ‘Conhecimento’ (Empoderamento) e a de ‘Autocontrole da agressividade’ (Habilidades sociais). Sugere-se que novas pesquisas sejam realizadas para identificar classes de habilidades sociais relevantes que contribuam para empoderamento de pais de crianças do PAEE.Downloads
Referências
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