Estado da arte em revistas educacionais sobre estudos feitos com famílias de crianças com necessidades educacionais especiais no período de 2002 a 2011

Giovana Mendes Ferroni, Fabiana Cia

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8361

 

O objetivo deste artigo é mapear os estudos indexados entre os anos 2002 e 2011 na área da educação, e avaliados como A1 e A2 pelo banco de dados Qualis Capes, no triênio 2010-2012, a fim de verificar de que maneiras as pesquisas com famílias de crianças com necessidades educacionais especiais têm sido feitas. Para isso, foram analisados os seguintes elementos: evolução anual dos estudos, sujeitos analisados, temáticas adotadas e instrumentos de coleta de dados utilizados, a partir de buscas na base de dados Scielo e Periódicos Capes e utilizadas uma multiplicidade de descritores combinados entre si. O critério estabelecido para considerar família foi o de que as pesquisas deveriam conter as palavras-chaves: família, relações familiares, relações parentais, pais e irmãos intercruzadas com as: educação especial, pessoas com necessidades educacionais especiais, educação inclusiva, inclusão, autismo, autista, superdotação, altas habilidades, paralisia cerebral, baixa visão, cegueira, surdez, transtorno global do desenvolvimento, síndrome de Down, deficiência, deficiência intelectual, deficiência física, deficiência visual, surdez e deficiência múltipla. Portanto, os artigos foram obtidos pelo entrecruzamento desses descritores, mas selecionados aqueles que continham uma dessas palavras. Dessa forma, foi encontrado um total de 36 artigos nacionais indexados em revistas da área da Educação. Os dados mostraram que houve um crescimento de pesquisas empíricas nessa área.

Palavras-chave: Educação Especial. Família. Necessidades educacionais especiais.


Palavras-chave


Educação Especial; Família; Necessidades educacionais especiais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8361

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________