O atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais da educação infantil

Autores

  • Josiane Beltrame Milanesi Universidade Federal de São Carlos
  • Fabiana Cia Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X18891

Palavras-chave:

Educação Infantil. Atendimento educacional especializado. Sala de recursos multifuncionais.

Resumo

Este estudo objetivou descrever e analisar o trabalho de profissionais atuantes em salas de recursos multifuncionais da Educação Infantil em um município de médio porte do interior do Estado de São Paulo. Metodologicamente trata-se de um estudo qualitativo baseado na perspectiva da pesquisa exploratória. Para coleta de dados participaram seis professoras que responderam um roteiro de entrevista composto por 24 questões. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente a partir de eixos e categorias de análise emergidos do contexto pesquisado. Como resultados constatou-se que a atual política de educação inclusiva proposta pelo Governo Federal foi implantada no município pesquisado com a tentativa de, sempre que possível, seguir o que está disposto na legislação. Apesar disso, há complicações para se realizar um atendimento educacional especializado de qualidade. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para o entendimento do trabalho que vem sendo realizado nas salas de recursos multifuncionais voltadas para o público da Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Beltrame Milanesi, Universidade Federal de São Carlos

Programa de Pós-Graduação em Educação Especial

Fabiana Cia, Universidade Federal de São Carlos

Programa de Pós-Graduação em Educação Especial

Downloads

Publicado

2017-04-11

Como Citar

Milanesi, J. B., & Cia, F. (2017). O atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais da educação infantil. Revista Educação Especial, 30(57), 69–82. https://doi.org/10.5902/1984686X18891

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.