O atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais da educação infantil

Autores/as

  • Josiane Beltrame Milanesi Universidade Federal de São Carlos
  • Fabiana Cia Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X18891

Palabras clave:

Educação Infantil. Atendimento educacional especializado. Sala de recursos multifuncionais.

Resumen

Este estudo objetivou descrever e analisar o trabalho de profissionais atuantes em salas de recursos multifuncionais da Educação Infantil em um município de médio porte do interior do Estado de São Paulo. Metodologicamente trata-se de um estudo qualitativo baseado na perspectiva da pesquisa exploratória. Para coleta de dados participaram seis professoras que responderam um roteiro de entrevista composto por 24 questões. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente a partir de eixos e categorias de análise emergidos do contexto pesquisado. Como resultados constatou-se que a atual política de educação inclusiva proposta pelo Governo Federal foi implantada no município pesquisado com a tentativa de, sempre que possível, seguir o que está disposto na legislação. Apesar disso, há complicações para se realizar um atendimento educacional especializado de qualidade. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para o entendimento do trabalho que vem sendo realizado nas salas de recursos multifuncionais voltadas para o público da Educação Infantil.

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Biografía del autor/a

Josiane Beltrame Milanesi, Universidade Federal de São Carlos

Programa de Pós-Graduação em Educação Especial

Fabiana Cia, Universidade Federal de São Carlos

Programa de Pós-Graduação em Educação Especial

Publicado

2017-04-11

Cómo citar

Milanesi, J. B., & Cia, F. (2017). O atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais da educação infantil. Revista De Educación Especial, 30(57), 69–82. https://doi.org/10.5902/1984686X18891

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

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