Desafios para a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X86961

Palavras-chave:

Acesso à educação, Autismo, Desafios da Educação

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo relatar os desafios de uma mãe para a inclusão no ensino regular dos seus três filhos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória do tipo narrativa de vida que ocorreu na Associação de Equoterapia, localizada em um município do nordeste do Brasil. As entrevistas com a mãe participante foram realizadas nos meses de junho e julho de 2022. Os relatos evidenciaram as dificuldades desde o início do processo de busca pela inclusão dos filhos no ensino regular, a falta de recursos no sistema de ensino, além da discriminação e do preconceito vivenciados no espaço escolar. Constatou-se a não efetivação dos direitos de escolarização previstos na legislação, com impactos na saúde física e mental da mãe participante devido ao processo desgastante e entristecedor desencadeados pelos enfrentamentos para a inclusão e desenvolvimento dos seus filhos. Dessa forma, esta pesquisa demonstrou, através das falas da mãe participante, o despreparo das instituições de ensino regular para acolher e incluir as crianças atípicas, não se efetivando a mínima medida correspondente aos seus direitos. 

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Biografia do Autor

Thaynara Maria Pontes Bulhões, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira pela Universidade Federal de Alagoas e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. Vice coordenadora do Núcleo de Enfermagem à Pessoa com Deficiência e sua Família (NEDEF/UFAL).

Ivanise Gomes de Souza Bittencourt, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL, Doutora em Educação na linha de Processos Educativos (CEDU/UFAL), Mestra em Educação na linha de Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação (CEDU/UFAL) e Especialista em Serviços de Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (FACISA-PB). Professora do curso de Graduação em Enfermagem da UFAL, em regime de Dedicação Exclusiva.

Maria Eduarda Alves Porto, Universidade Federal de Alagoas

Estudante de Enfermagem. Universidade Federal de Alagoas, Alagoas, Maceió, Brasil. 

Maria Cicera dos Santos de Albuquerque, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira e Psicóloga. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem (EENF) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Docente da UFAL desde 1989 do curso de graduação de enfermagem, professora permanente desde 2011 do programa de pós-graduação de enfermagem.

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Publicado

2025-04-08

Como Citar

Bulhões, T. M. P., Bittencourt, I. G. de S., Porto, M. E. A., & Albuquerque, M. C. dos S. de. (2025). Desafios para a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular. Revista Educação Especial, 38(1), e29/1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X86961

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