<b>Famílias de crianças com necessidades educacionais especiais: recursos e necessidades de apoio</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X5379Parole chiave:
Family-school relation, Special education, Inclusion, Resources and needs support.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X53795379
O objetivo desta pesquisa foi investigar quais são os recursos e as necessidades dos pais de crianças pré-escolares com necessidades educacionais especiais. Participaram da pesquisa 12 pais de crianças com NEE incluídas em pré-escolas. A maioria dos pais tinha poder aquisitivo médio a médio baixo. Para responder aos objetivos, os pais preencheram ao “Inventário de Recursos do Ambiente Familiar – RAF” e o “Questionário sobre as necessidades das famílias – QNF. Os resultados obtidos com o RAF possibilitaram notar que nesta pesquisa a maioria das crianças com NEE possui um ambiente familiar bem estimulador, considerando que as mães acompanhavam os filhos nos afazeres da escola e na manutenção de uma rotina para realizar atividades, além de receber atendimentos por meio das salas de recursos (41,6%) e nos atendimentos da APAE (25,0%). Em relação aos dados obtidos pelo QNF os pais necessitam de ajuda para: (a) obterem maiores informações sobre serviços e apoios de que seu filho poderá beneficiar-se no futuro; (b) se encontrarem regularmente com pessoas adequadas, como profissionais, para falar sobre a deficiência do filho; (c) explicarem a situação do filho a outras crianças, amigos e vizinhos; (d) encontrarem serviços de apoio social e educativo para o filho; (e) pagarem despesas e (f) discutirem problemas e encontrar soluções.
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