Revisão sistemática sobre avaliação para identificação inicial de alunos com deficiência intelectual

Autori

  • Érika Rímoli Mota da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X31890

Parole chiave:

Educação Especial, Deficiência intelectual, Identificação

Abstract

Tendo em vista que um dos serviços para atendimento dos alunos público alvo da educação especial, entre eles os alunos com deficiência intelectual (DI), são os Atendimentos Educacionais Especializados, realizados nas Salas de Recursos no contra turno das aulas regulares e que grande parte desses alunos é identificada num primeiro momento pelos professores (da sala comum ou da sala de recursos) surgiram algumas questões, as quais, para serem respondidas, a presente pesquisa teve por objetivo investigar as formas de identificação de alunos com DI, por meio de revisão sistemática de publicações científicas encontradas em bases de dados online no período de 2010 a 2017. A referida revisão foi realizada das publicações pertinentes, selecionadas de acordo com resultados provenientes de 10 combinações entre sete termos de pesquisa. A busca se deu nas bases de dados Lilacs e Portal de Periódicos da Capes. Após sistematização e análise do conteúdo das publicações e extração de informações referentes à forma de identificação deste público, realizou-se a categorização dos textos de acordo com as temáticas dos estudos encontrados. Constatou-se que as pesquisas não apresentam formas de avaliação objetivas, relatando-as superficialmente, mencionando em sua maioria critérios como os estabelecidos pela Associação Americana sobre Deficiência Intelectual e Desenvolvimento, questão que não ocorre apenas no Brasil, mas também em outros países da América Latina, segundo apontam os estudos realizados. Tendo em vista a escassez de resultados, ressalta-se a importância da realização de pesquisas que enfoquem a sistematização, padronização e divulgação das formas de avaliação das pessoas com DI.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Érika Rímoli Mota da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Mestre e licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, doutoranda em Educação Especial no Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos.

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Psicologia. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos com orientação no mestrado e doutorado e supervisão de pós-doutorado.

Riferimenti bibliografici

AAIDD. Intellectual disability: definition, classification and systems of supports. 11th ed. Washington (DC): American Association on Intellectual and Developmental Disabilities, 2010

ALARCÓN-LEIVA, Jorge; SEPÚLVEDA-DOTE, Maribel. La conducta adaptativa como criterio diagnóstico de discapacidad intelectual en estudiantes de Chile. Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv, Manizales, v. 12, n. 1, p. 187-199, jan. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1692-715X2014000100011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 nov. 2017.

ALMEIDA, Maria Amélia; BOUERI, Iasmin Zanchi; POSTALLI, Lidia Maria Marson. A Escala de Intensidade de Suporte – SIS no Brasil. Journal of Research in Special Education Needs, v.16, 2016, p. 60–64.

BENITEZ, Priscila. et al. Evidência de validade do diagnóstico da leitura e escrita (DLE) em relação ao WISC-III em deficientes intelectuais. Bol. Psicol., São Paulo, v. 65, n. 142, p. 83-96, 2015. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432015000100008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 07 nov. 2017.

BOY, Raquel. Abordagem diagnóstica de crianças com atraso do desenvolvimento e deficiência intelectual. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto. v.15, n.2, 2016, p. 177-186.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Nota Técnica n.4 de 23 de janeiro de 2014. Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15898-nott04-secadi-dpee-23012014&category_slug=julho-2014- pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 05 abr. 2017.

CAMPOS, Carolina Rosa; NAKANO, Tatiana de Cássia. Avaliação da inteligência de crianças deficientes visuais: proposta de instrumento, v. 34, n. 2, p. 406-419. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000200011&lng=p&nrm=iso>. Acesso em: 07 nov. 2017.

CÁNOVAS, Rosa et al . Retraso mental y psicomotor en la primera infancia: Revisión de la literatura y propuesta de un protocolo de valoración neuropsicológica. Cuad. neuropsicol., Santiago, v. 4, n. 2, p. 162-185, 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-41232010000200005&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 07 nov 2017.

COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: S. H. KOLLER, M. C. P. COUTO; J. V. HOHENDORFF. Manual para produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014, p.55-70.

FERREIRA, Elizângela Fernandes; VAN MUNSTER, Mey de Abreu. Métodos de avaliação do comportamento adaptativo em pessoas com deficiência intelectual: uma revisão de literatura. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 193-208, dez. 2014. ISSN 1984-686X. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14339>. Acesso em: 7 nov. 2017.

GARGHETTI, F. C.; MEDEIROS, J. G.; NUERNBERG, A. H. Breve história da deficiência intelectual. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), 10, Jul. 2013, p. 101-116. Disponível em: <http://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/reid/article/view/994/820>. Acesso em: 14 jan. 2017.

HOHENDORFF, J. V. Como escrever um artigo de revisão de literatura. In: S. H. KOLLER, M. C. P. COUTO; J. V. HOHENDORFF. Manual para produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014, p.39-54.

LAZCANO-PONCE, Eduardo, et al. Trastornos del desarrollo intelectual en America Latina: un marco para establecer las prioridades politicas de investigacion y atencion. Revista Panamericana de Salud Publica, vol. 34, no. 3, 2013, p. 204-209. Disponível em: <https://www.scielosp.org/pdf/rpsp/v34n3/09.pdf>. Acesso em: 17 Nov. 2017.

LEVY, J. História da psicologia sem as partes chatas: tudo o que você sempre quis saber sobre o comportamento humano e nem Freud conseguiu explicar. Trad. Mário Molina. São Paulo: Cultrix, 2016, 150p.

MECCA, Tatiana Pontrelli. et al . Perfil de Habilidades Cognitivas Não-Verbais na Síndrome de Down. Revista brasileira de educação especial, Marília, v. 21, n. 2, 2015, p. 213-228. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000200213&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 07 nov. 2017.

MILIAN, Queila Guise et al . Deficiência intelectual: doze anos de publicações na base SciELO. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 30, n. 91, p. 64-73, 2013. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862013000100008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 nov. 2017.

MONTERO, Delfín; LAGOS, Juan. Conducta adaptativa y discapacidad intelectual: 50 años de historia y su incipiente desarrollo en la educación en Chile. Estud. pedagóg., Valdivia , v. 37, n. 2, p. 345-361, 2011 . Disponível em: <https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07052011000200021&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 nov. 2017.

MOREIRA, L. M. A. Deficiência intelectual: conceitos e causas. In: Algumas abordagens da educação sexual na deficiência intelectual. 3rd ed. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 35-41. Bahia de todos collection. ISBN 978-85- 2321157-8.

OMS. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CIF. Lisboa; 2004.

PAICHECO, Roseli et al. Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI): aplicabilidade no diagnóstico de transtorno invasivo do desenvolvimento e retardo mental. Med. reabil; v. 29, n. 1, 2010, p. 09-12.

PEREIRA, Amanda Morão et al. Avaliação da memória em crianças e adolescentes com capacidade intelectual limítrofe e deficiência intelectual leve. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 32, n. 99, p. 302-313, 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862015000300004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 07 nov. 2017.

PRIMI, R. Inteligência: avanços nos Modelos teóricos e nos Instrumentos de Medida. Avaliação Psicológica (online), 2003, p.67-77.

SILVA, M. C. V. M. História dos testes psicológicos. São Paulo: Vetor, 1 ed., 2011, 122p.

SOUZA, Fernanda Santos; BATISTA, Cecília Guarnieri. Indicadores de Desenvolvimento em Crianças e Adolescentes com QI Igual ou Inferior a 70. Revista brasileira de educação especial, Marília, v. 22, n. 4, p. 493-510, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000400493&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 24 out. 2017.

VELTRONE, Aline Aparecida; MENDES, Enicéia Gonçalves. Descrição das propostas do Ministério da Educação na avaliação da deficiência intelectual. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 50, p. 413-421, Dez. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103863X2011000300014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 Mar. 2017.

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-08-14

Come citare

Silva, Érika R. M. da, & Costa, M. da P. R. da. (2018). Revisão sistemática sobre avaliação para identificação inicial de alunos com deficiência intelectual. Revista Educação Especial, 31(62), 551–568. https://doi.org/10.5902/1984686X31890

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

1 2 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.