A ação avaliativa na área da deficiência intelectual: entre improvisos e incertezas

Autores

  • Anna Augusta Sampaio de Oliveira FFC/UNESP/MARÍLIA/SP Docente de Pós-graduação em Educação -linha Educação Especial departamento de Educação Especial - FFC/UNESP/MARÍLIA/SP http://orcid.org/0000-0002-8675-967X

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X33065

Palavras-chave:

sala de recursos multifuncionais, critérios de avaliação pedagógica, escolarização

Resumo

Este artigo trata da avaliação pedagógica do escolar com deficiência intelectual em uma perspectiva inclusiva, no contexto do Serviço Educacional Especializado (AEE). O objetivo é analisar como a avaliação nesta área é realizada considerando dois eixos: a identificação e encaminhamento para a sala de recursos multifuncional (SRM) e a avaliação pedagógica realizada pelo professor especializado para o acompanhamento da aprendizagem dos alunos. Busca identificar se existem indicadores ou referências que orientam a ação de avaliação e se elas orientam o trabalho pedagógico em SRM. Para a análise dos dados, utilizou-se o software Atlas Ti, que possibilitou a codificação e categorização das respostas, buscando as unidades de análise e, teoricamente, o estudo esteve baseado no método genético-causal de Vygotski (2001; 2004). Os principais resultados apontam para uma lacuna entre o que é proposto em lei e as condições para sua realização no cotidiano dos sistemas de ensino e a identificação da condição de deficiência intelectual por meio do diagnóstico médico em detrimento da avaliação do processo pedagógico. Os critérios de avaliação apresentam-se indefinidos, no sentido de qual seria o papel do SMR na área da deficiência intelectual em relação à escolaridade do aluno. Novamente, destaca-se o desequilíbrio entre avaliar as potencialidades ou avaliar se a condição apresentada se refere à deficiência intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Augusta Sampaio de Oliveira, FFC/UNESP/MARÍLIA/SP Docente de Pós-graduação em Educação -linha Educação Especial departamento de Educação Especial - FFC/UNESP/MARÍLIA/SP

Bolsista Produtividade - CNPQ, nivel 2. Professora Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, na graduação e pós-graduação. Livre-docente em Educação Especial  (UNESP), Doutora em Educação (UNESP), Mestre em Educação Especial (UFSCar), Pedagoga (USP).  Coordenadora Geral do I Congresso Internacional em Educação Especial e Inclusiva e da XIII Jornada de Educação Especial , a ser promovida pelo Departamento Especial da UNESP, campus de Marília, em maio de 2016.  Exerce a função de vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, conceito 5 pela CAPES. Exerce a função de especialista na área de Deficiência intelectual, no Curso de Especialização em Educação Especial - deficiência intelectual, ministrado pela UNESP/NEAD em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.  Foi coordenadora de três edições em curso de especialização de formação de professores em Educação Especial, num convênio junto à Secretaria de Educação do Município de São Paulo e temporariamente do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE), na modalidade a distância, no período de maio de 2009 a novembro de 2010. Também exerceu assessoria pedagógica, na área da Educação Especial, junto à Secretaria de Educação do Município de São Paulo, durante 4 anos. Elaborou um Referencial de Avaliação da Aprendizagem na área da deficiência intelectual, para o Ensino Fundamental, ciclos 1 e 2 e para a Educação de Jovens e Adultos - EJA,  e acompanhou a aplicação desse referencial na rede municipal de educação de São Paulo.  Atualmente coordena um projeto internacional e interinstitucional envolvendo a Universidade de Havana (Cuba), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), a Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo) e a Universidade Estadual Paulista, campus de Marília. É líder do Grupo de Pesquisa em Inclusão Social - GEPIS, em parceria com Maria Candida Soares Del Masso e coordenadora do  Grupo de Estudos Políticos e Pedagógicos sobre Inclusão - GEPPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, currículo, avaliação, educação especial e educação inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas:  concepção de deficiência, práticas pedagógicas inclusivas, avaliação educacional, aprendizagem e formação de professores. Publicou o livro "Um diálogo esquecido: a vez e a voz de adolescentes com deficiência", com várias reedições,  organizou o livro: "Inclusão escolar: as contribuições da educação especial", em 2008 e reimpressão em 2011, em parceria com Sadao Omote e Claudia Mosca Giroto. Em 2013 publicou o livro “Avaliação pedagógica: foco na deficiência intelectual numa perspectiva Inclusiva”, em coautoria com Fernanda Dourado Valentim e Luis Henrique Silva e o livro “Plano de Desenvolvimento Individual e o Atendimento Educacional Especializado”, em coautoria e ambos publicados pela Editora da Unesp. Em 2014 organizou em parceria o livro Prácticas Pedagógicas en Educación Especial: hacia una Escuela Inclusiva, publicado pela Editora da Universidad de Alcalá - Espanha.Tem publicado vários capítulos de livro, artigos nacionais e internacionais, discutindo os temas de sua atuação.

Referências

ANACHE, Alexandra Ayach.; RESENDE, Danielly Araújo Rosado. Caracterização da avaliação da aprendizagem nas salas de recursos multifuncionais para alunos com deficiência intelectual. Revista Brasileira de Educação, vol. 21, núm. 66, julio-septiembre, 2016, pp. 569-591

ANJOS, Hildete Pereira dos. Analisando um recorte local das Políticas Brasileiras para a Educação Inclusiva. In: MENDES, E.G.; CIA, F. (orgs.) Inclusão Escolar e o Atendimento Educacional Especializado. São Carlos: ABPEE, 2014, p.41-58.

ARANHA, Maria Salete Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. Revista do Ministério Público do Trabalho, ano XI, mar.2001, p.160-173.

ARANHA, Maria Salete; ADAMS, David Michael. Organização dos Serviços de Educação Especial nos Estados Unidos: uma análise crítica. In: GIROTO, Claudia Regina Mosca. et.al. (orgs). Servicios de apoyo em Educación Especial: una mirada desde diferentes realidades. Alcalá de Henares (Espanha): Universidad de Alcalá, 2014, p.37-54.

BRANDÃO, Ida. La Educácion Especial em Portugal. In: GIROTO, Claudia Regina Mosca. et.al. (orgs). Servicios de apoyo em Educación Especial: una mirada desde diferentes realidades. Alcalá de Henares (Espanha): Universidad de Alcalá, 2014, p.79-104.

BRASIL. Ministério da Educação. Nota Técnica Nº 04, de 23 de janeiro de 2014. Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar. Brasília, DF: MEC/SECADI/DPEE, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência intelectual. Brasília: MEC;SEESP, 2010.

BRASIL, Secretaria de Educação Especial. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, janeiro de 2008.

BRIDI, Fabiane Romano de Souza. Avaliação inicial no atendimento educacional especializado: dilemas e consequências. Revista Educação Especial. v. 25, n. 44, p. 499-512, set./dez. 2012.

DAINÊZ, Débora. A inclusão escolar de crianças com deficiência mental: focalizando a noção de compensação na abordagem histórico-cultural. 2009, 148p. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Piracicaba (SP), 2009.

DAINÊZ, Débora. A formação da criança com deficiência intelectual na condição da educação inclusiva: algumas considerações. In: MONTEIRO; FREITAS; CAMARGO (orgs.). Relações de ensino na perspectiva inclusiva: alunos e professores no contexto escolar. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2014, p.59-83.

DENARI, Fátima Elisabeth. De classes especiais e atendimento educacional especializado: a elegibilidade de alunos como foco. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial , v. 1, n.1, p. 45-52, Jun.-Dez., 2014.

FERREIRA, Maria Cecília Cacareto. Prefácio. In: MONTEIRO, Maria Inês Bacellar.; FREITAS, Ana Paula de.; CAMARGO, Evani Andreatta Amaral (orgs.) Relações de Ensino na Perspectiva Inclusiva: alunos e professores no contexto escolar. Araraquara: Junqueira & Marin, 2014, p.13-21.

GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demanda e perspectivas. 2009. Fls346. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, 2009.

HERADÃO, Júlia Gomes. Avaliação Pedagógica para decisão de atendimento em SR de DI: aspectos relevantes na perspectiva de professores especialistas. São Carlos/SP, 2014, 126p. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de São Carlos.

JESUS, Denise Meyrelles; AGUIAR, Ana Marta Biachi. O calcanhar de Aquiles: do mito grego ao desafio cotidiano da avaliação inicial nas salas de recursos multifuncionais. Revista Educação Especial. v. 25 . n. 44, p. 399-416, set./dez. 2012.

JESUS, Denise Meyrelle.; VIEIRA, Alexandro Braga; GONÇALVES, Agda Felipe Silva. Observatório Nacional de Educação Especial no Estado do Espírito Santo: compreendendo o funcionamento das Salas de Recursos Multifuncionais pela via da Formação Docente. In: MENDES, E.G.; CIA, F. (orgs.) Inclusão Escolar e o Atendimento Educacional Especializado. São Carlos: ABPEE, 2014, p. 91-106.

MALHEIRO, Cecília Lima; MENDES, Enicéia Gonçalves. Sala de Recursos Multifuncionais: formação, organização e avaliação. Jundiaí: Paco Editorial, 2017, 244p.

MENDES, Enicéia Gonçalves; MALHEIRO, Cecília Lima. Sala de recursos multifuncionais: é possível um serviço “tamanho único” de atendimento educacional especializado? In: MIRANDA, Terezinha Guimarães; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves (orgs). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012. P. 343-359.

MCGHIE-RICHMOND, Donna; SUNG, A.N. Applying Universal Design for Learning to Instructional Lesson Planning. Disponível em: file:///F:/SME%20-%20SP/EScrita%20documentos%20curriculo/[A]%20UDL%202.pdf. Acesso em 03/11/2017.

OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de. Conhecimento Escolar e Deficiência Intelectual: dados da realidade. Curitiba, CRV, 2018, 168p.

OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de. Atendimento Educacional Especializado: Nova Proposta? Velhos Problemas In:MENDES, Enicéia Gonçalves; ALMEIDA, Maria Amélia. (orgs.) Inclusão Escolar e Educação Especial no Brasil: Entre o Instituído e o Instituinte.1ª ed.Marília : ABPEE, 2016, v.I,378p.

OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de. Um diálogo Esquecido: a vez e a voz de adolescentes com deficiência. Bauru: Práxis, 2007.

OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de, LEITE, Lúcia Pereira. Construção de um sistema educacional inclusivo. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação. v.15, p.511 - 524, 2007.

OLIVEIRA, Cássia Carolina Braz; MANZINI, Eduardo José. Encaminhamento e Perfil do Público-Alvo da Educação Especial de uma Sala de Recursos Multifuncionais: Estudo de Caso. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 22, n. 4, p. 559-576, Out.-Dez., 2016.

PADILHA, Anna Maria Lunardi. Práticas Pedagógicas na Educação Especial: a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental. Campinas: Autores Associados, 2001.

PLETSCH, Márcia Denise; ROCHA, Maíra Gomes de Souza da; OLIVEIRA, Mariana Corrêa Pitanga de. Organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual e múltipla na Baixada Fluminense. Revista Linhas. Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 102-121, set./dez. 2016.

PLETSCH, Márcia Denise. A escolarização de pessoas com deficiência intelectual no Brasil: da institucionalização às políticas de inclusão (1973-2013). Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 22(81). Arizona State University. 2014. Acesso em 20 de maio de 2015. Disponível em: http://epaa.asu.edu/ojs/

PORTER, 1997, apud RODRIGUES, Luzia Lima, et.al. (orgs.). Percursos em Educação Inclusiva em Portugal: dez estudos de caso. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa, 2007,

SCAVONI, Mariana Paula Pereira.., OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de. Formação de professores na escola inclusiva brasileira: o ponto de vista do profissional do Atendimento Educacional Especializado In: Pedagogia 2015. Encuentro Internacional por la unidad de los educadores.. Habana - Cuba: Ministerio de Educacion, 2015. p.1641 – 1662.

TARTUCCI, Dulcéria; CARDOSO, Camila Rocha; FLORES, Maria Marta Lopes. Salas de Recursos Multifuncionais em Góias: formação docente e organização do trabalho pedagógico. In: MENDES, E.G.; CIA, F. (orgs.) Inclusão Escolar e o Atendimento Educacional Especializado. São Carlos: ABPEE, 2014, 238 p.

VELTRONE, Aline Aparecida; MENDES, Enicéia Gonçalves. Caracterização dos profissionais responsáveis pela identificação da deficiência intelectual em escolares. Revista Educação Especial, vol. 24, núm. 39, enero-abril, 2011, pp. 61-75

VYGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996, 252p.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. Fundamentos da Defectologia – Obras Completas – tomo cinco. Cuba: Editorial Pueblo y Educación, 1997. 391p.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. A Construção do Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001, 496 p.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. Teoria e Método em Psicologia. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Downloads

Publicado

2018-10-09

Como Citar

Oliveira, A. A. S. de. (2018). A ação avaliativa na área da deficiência intelectual: entre improvisos e incertezas. Revista Educação Especial, 31(63), 981–994. https://doi.org/10.5902/1984686X33065

Edição

Seção

Dossiê – Avaliar, diagnosticar, medir: das práticas avaliativas a avaliações em larga escala na Educação Especial

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.