Métodos de avaliação do comportamento adaptativo em pessoas com deficiência intelectual: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X14339Palavras-chave:
Deficiência Intelectual. Comportamento Adaptativo. Educação Especial.Resumo
Os déficits cognitivos e adaptativos podem interferir no desenvolvimento da autonomia e da independência de pessoas com deficiência intelectual. Desta forma, identifica-se a necessidade de avaliar o comportamento adaptativo em pessoas nessa condição, a fim de ajustar o planejamento, a implementação e avaliação de programas de intervenção às necessidades desse público. Assim o presente estudo teve como objetivo analisar os métodos de avaliação do comportamento adaptativo empregados junto à população de pessoas com deficiência intelectual. Trata-se de uma pesquisa de cunho quali-quantitativo do tipo bibliográfica. Os dados foram coletados por meio do banco de dados da CAPES, da Dynamed e UptoDate. Os dados foram analisados, quantitativo e qualitativamente. Os resultados apontaram uma prevalência de utilização de instrumentos padronizados, com destaque para a Escala do Comportamento Adaptativo – Vineland. O contexto predominante neste método de avaliação foi o clínico, sendo a finalidade de maior incidência, a correlação do comportamento adaptativo com um fator externo. Já para os instrumentos não padronizados, o contexto com maior incidência foi o educacional. Nesse método a observação direta tem sido amplamente empregada. Quase todos os domínios do comportamento adaptativo têm sido avaliados nos estudos, contudo há uma evidência maior em aspectos relativos ao domínio social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).