Métodos de avaliação do comportamento adaptativo em pessoas com deficiência intelectual: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X14339Palabras clave:
Deficiência Intelectual. Comportamento Adaptativo. Educação Especial.Resumen
Os déficits cognitivos e adaptativos podem interferir no desenvolvimento da autonomia e da independência de pessoas com deficiência intelectual. Desta forma, identifica-se a necessidade de avaliar o comportamento adaptativo em pessoas nessa condição, a fim de ajustar o planejamento, a implementação e avaliação de programas de intervenção às necessidades desse público. Assim o presente estudo teve como objetivo analisar os métodos de avaliação do comportamento adaptativo empregados junto à população de pessoas com deficiência intelectual. Trata-se de uma pesquisa de cunho quali-quantitativo do tipo bibliográfica. Os dados foram coletados por meio do banco de dados da CAPES, da Dynamed e UptoDate. Os dados foram analisados, quantitativo e qualitativamente. Os resultados apontaram uma prevalência de utilização de instrumentos padronizados, com destaque para a Escala do Comportamento Adaptativo – Vineland. O contexto predominante neste método de avaliação foi o clínico, sendo a finalidade de maior incidência, a correlação do comportamento adaptativo com um fator externo. Já para os instrumentos não padronizados, o contexto com maior incidência foi o educacional. Nesse método a observação direta tem sido amplamente empregada. Quase todos os domínios do comportamento adaptativo têm sido avaliados nos estudos, contudo há uma evidência maior em aspectos relativos ao domínio social.
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