Métodos de avaliação do comportamento adaptativo em pessoas com deficiência intelectual: uma revisão de literatura

Autores

  • Elizângela Fernandes Ferreira Universidade Federal de São Carlos
  • Mey de Abreu Van Munster Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X14339

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual. Comportamento Adaptativo. Educação Especial.

Resumo

Os déficits cognitivos e adaptativos podem interferir no desenvolvimento da autonomia e da independência de pessoas com deficiência intelectual. Desta forma, identifica-se a necessidade de avaliar o comportamento adaptativo em pessoas nessa condição, a fim de ajustar o planejamento, a implementação e avaliação de programas de intervenção às necessidades desse público. Assim o presente estudo teve como objetivo analisar os métodos de avaliação do comportamento adaptativo empregados junto à população de pessoas com deficiência intelectual. Trata-se de uma pesquisa de cunho quali-quantitativo do tipo bibliográfica. Os dados foram coletados por meio do banco de dados da CAPES, da Dynamed e UptoDate. Os dados foram analisados, quantitativo e qualitativamente. Os resultados apontaram uma prevalência de utilização de instrumentos padronizados, com destaque para a Escala do Comportamento Adaptativo – Vineland. O contexto predominante neste método de avaliação foi o clínico, sendo a finalidade de maior incidência, a correlação do comportamento adaptativo com um fator externo. Já para os instrumentos não padronizados, o contexto com maior incidência foi o educacional. Nesse método a observação direta tem sido amplamente empregada. Quase todos os domínios do comportamento adaptativo têm sido avaliados nos estudos, contudo há uma evidência maior em aspectos relativos ao domínio social.

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Biografia do Autor

Elizângela Fernandes Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa

Mey de Abreu Van Munster, Universidade Federal de São Carlos

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/Universidade
Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos São Paulo.

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Ferreira, E. F., & Van Munster, M. de A. (2014). Métodos de avaliação do comportamento adaptativo em pessoas com deficiência intelectual: uma revisão de literatura. Revista Educação Especial, 1(1), 193–208. https://doi.org/10.5902/1984686X14339

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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