Identificação de Altas Habilidades em artigos publicados na Revista Educação Especial
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X39764Palavras-chave:
Altas habilidades, Educação Especial, identificação.Resumo
A identificação de pessoas com altas habilidades (PAH), embora seja uma temática amplamente discutida no meio acadêmico, tem sido caracterizada como um processo complexo e desafiador, especialmente no contexto escolar, devido à escassez de instrumentos validados e ao despreparo de educadores no que se refere à identificação e ao atendimento as PAH. Os objetivos deste estudo foram: (i) caracterizar a produção científica sobre altas habilidades(AH) na Revista Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria – Brasil, em relação à distribuição temporal, ao tipo de produção científica, à autoria, à vinculação institucional e às temáticas; (ii) analisar as pesquisas empíricas sobre a identificação de PAH, em relação ao método, aos procedimentos, instrumentos e resultados alcançados. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Os artigos, publicados no período de 2000 a 2018, foram submetidos a uma análise quali-quantitativa. Os resultados demonstraram que há uma produção exígua (56) sobre as AH no periódico, sendo doze (12) artigos sobre a temática da identificação de PAH. Desse total, apenas oito (n=8) foram estudos empíricos. Além disso, constatou-se, principalmente, que houve: (i) aumento no número de artigos publicados sobre AH, variando em ascendências e declínios durante o período pesquisado; (ii) maior índice de publicações sobre alguns temas; (iii) fragilidades metodológicas nos estudos publicados, devido a lacunas na seleção e caracterização dos participantes, na descrição dos instrumentos de coleta e nos procedimentos de análise dos dados. Conclui-se que é necessário realizar mais pesquisas empíricas com/sobre esse público da Educação Especial e desenvolver estudos com mais rigor metodológico.
Downloads
Referências
ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano. Psicologia e educação do superdotado. São Paulo: EPU, 1986, p. 97.
ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano; FLEITH, Denise Souza. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 2.ed. São Paulo: EPU, 2001, p. 188.
ANTIPOFF, Cecília Andrade; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Superdotação e seus mitos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, p. 301-309,v. 14, n. 2, jul/dez.,2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v14n2/a12v14n2. Acesso em: 04 ago. 2019.
BARBOSA, Altemir José Gonçalves. O método das pesquisas sobre talento: análise a partir de artigos indexados na base de dados Scielo. In: OMOTE, Sadao.; OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio; CHACON, Miguel. Ciência e conhecimento em Educação Especial. São Carlos: Marquezine e Manzini, 2014, p. 115-124.
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016, p. 279.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto 7.611/2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 17 nov. 2011. Disponível em: http://www.prograd.ufu.br/sites/prograd.ufu.br/files/media/documento/8.6_-_decreto_ndeg_7.611-11_-_acessib.pdf . Acesso em: 01 ago. 2018.
BRASIL. NAAH/S: documento orientador. Brasília: MEC/SEESP, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/doc/documento%20orientador_naahs_29_05_06.doc. Acesso em: 26 jun. 2018.
BRASIL. Nota Técnica n. 04. MEC/SECADI/DPEE. Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15898-nott04-secadi-dpee-23012014&category_slug=julho-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jul. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Brasília. DF, 07 jan. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 05 maio 2018.
BROWN, Scott W. et al. Assumptions Underlying the Identification of Gifted and Talented Students. Gifted Child Quarterly, v. 49, n. 1, p. 68–79, 2005. Disponível em: http://sci-hub.tw/https://doi.org/10.1177%2F001698620504900107. Acesso em 22 jun. 2019.
DELOU, Cristina Maria Carvalho. O papel da família no desenvolvimento de altas habilidades e talentos. In: FLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice M. L. Soriano. Desenvolvimento de talentos e altas habilidades: orientação a pais e professores. Porto Alegre: Artmed, 2007, p.131-141.
FARIAS, Eliana Santos; WECHSLER, Solange Muglia. Desafios na identificação de alunos intelectualmente dotados. In: VIRGOLIM, A. M. R.; KONKIEWITZ, E. C. (Org.). Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade. Campinas, SP: Papirus, 2014, p. 335-350.
FLEITH, Denise Souza; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano. Apresentação. In: FLEITH, Denise Souza; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano (Org.). Desenvolvimento de talentos e altas habilidades: orientação a pais e professores. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 9-22.
FORTES, Caroline Corrêa; FREITAS, Soraia Napoleão. PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades. Revista Educação Especial, Santa Maria, nov. 2011. ISSN 1984-686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4181. Acesso em: 15 maio 2019.
FREEMAN, Joan; GUENTHER, Zenita C. Educando os mais capazes: ideias e ações comprovadas. São Paulo: EPU, 2000, p. 183.
FREITAS, Soraia Napoleão. Altas habilidades/superdotação em pesquisa: um olhar dirigido. In: OMOTE, Sadao; OLIVEIRA, Anna Augusta. Sampaio; CHACON, Miguel. Ciência e conhecimento em Educação Especial. São Carlos: Marquezine e Manzini, 2014, p. 125-134.
FREITAS, Soraia Napoleão; HOSDA, Carla Beatriz Kunzler; COSTA, Leandra Costa da. A produção científica em altas habilidades/superdotação nas revistas brasileiras de Educação Especial. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial. v. 1, n.1, p. 75-84, Jun.-Dez., 2014. Disponível em: http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/issue/view/281. Acesso em 12 jun. 2019.
GAMA, Maria Clara Sodré Salgado. Educação de superdotados: teoria e prática. São Paulo: EPU, 2006, p. 175.
GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994, p. 340.
GARDNER, Howard. Inteligência: um conceito reformulado. Trad. Adalgisa Campos da Silva. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 347.
GUENTHER, Zenita Cunha. Dotação e talento: reconhecimento e identificação. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 195-208, nov. 2006. ISSN 1984-686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4281. Acesso em: 15 maio 2019.
HAYASHI, Carlos. Roberto Massao. Apontamentos sobre a coleta de dados em estudos bibliométricos e cientométricos. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. p. 89-102, 2013. ISSN 1984-9605. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635396. Acesso em: 28 jul. 2018.
KOGA, Fabiana Oliveira; CHACON, Miguel Claudio Moriel. Programa de atenção a alunos precoces com comportamento de superdotação: identificação e proposta de enriquecimento musical. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 83-102, abr. 2017. ISSN 1984-686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/18972. Acesso em: 15 maio 2019.
LINS, Manuela Ramos Caldas; BORSA, Juliane Callegaro. Prefácio. In: LINS, Manuela Ramos Caldas; BORSA, Juliane Callegaro (Orgs.). Avaliação psicológica: aspectos teóricos e práticos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017, p. 9-22.
LOPES, Alice Casimiro; COSTA, Hugo Heleno Camilo. A produção bibliográfica em coautoria na área de educação. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 717-730, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300013&lng=en&nrm=iso . Acesso em 01 ago. 2018.
MACHADO, Járci Maria; STOLTZ, Tânia. Da identificação à intervenção nas AH/SD: uma trajetória e muitos desafios. In: PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro et al. (Orgs.). Altas habilidades/superdotação (AH/SD) e criatividade: identificação e atendimento. Curitiba: Juruá, 2016, p. 261-276.
MARCUSCHI, Luíz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001, p.133.
MENDONÇA, Lurian Dionizio; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Identificação inicial de alunos com altas habilidades ou superdotação: avaliação intelectual, de desempenho escolar e indicação pelos professores. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 203-218, abr. 2017. ISSN 1984-686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/24120. Acesso em: 15 maio 2019.
OLIVEIRA, Cynthia Garcia; ANACHE, Alexandra Ayach. A identificação e o encaminhamento dos alunos com Altas Habilidades / Superdotação em Campo Grande – MS. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 61-84, nov. 2006. ISSN 1984-686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4348. Acesso em: 15 maio 2019.
OMOTE, Sadao. Produção acadêmica em Educação Especial. In: OMOTE, Sadao; OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio; CHACON, Miguel Claudio Moriel (Org.). Ciência e conhecimento em Educação Especial. São Carlos: Marquezine& Manzini: ABPEE, 2014, p. 13-23.
OUROFINO, Vanessa Tentes Alves. Altas habilidades e hiperatividade: a dupla excepcionalidade. In: FLEITH, Denise Souza; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano. Desenvolvimento de talentos e altas habilidades: orientação a pais e professores. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 51-66.
PASQUALI, Luiz. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. 5. ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2013, p. 399.
PEDRO, Ketiling Mayra; OGEDA, Clarissa Maria Marques; MORAES, Lucas Almeida Prado de. CHACON, Miguel Claudio Moriel. Altas habilidades ou superdotação: levantamento dos artigos indexados no SciELO. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.7, n.19, p.275-295, 2016. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1039/964. Acesso em: 22 jun. 2019.
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. Mitos e Crenças sobre as Pessoas com Altas Habilidades: alguns aspectos que dificultam o seu atendimento. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 45-59, mar. 2012. ISSN 1984-686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5004/3033. Acesso em: 19 ago. 2019.
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera; FREITAS, Soraia Napoleão. Políticas públicas para as Altas Habilidades/Superdotação: incluir ainda é preciso. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 627-640, set. 2014. ISSN 1984-686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14274. Acesso em: 15 maio 2019.
PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro. Alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD): como identificá-los? In: PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro et al. (Org.). Altas habilidades/superdotação (AH/SD) e criatividade: identificação e atendimento. Curitiba: Juruá, 2016, p.249-276.
PIZZANI, Luciana.; SILVA, Rosemary Cristina; BELLO, Suzelei Faria.; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 10, n. 2, p. 53-66, 10 jul. 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1896. Acesso em: 18 jun. 2020.
REIS, Sally. M.; BAUM, Susan. M.; BURKE, Edith. An Operational Definition of Twice- Exceptional Learners: Implications and Applications. Gifted Child Quarterly, v. 58, n. 3, 2014, p. 217–230.Disponívelem:http://journals.sagepub.com.ez31.periodicos.capes.gov.br/doi/pdf/10.1177/0016986214534976. Acesso em: 15 abr. 2018.
RENZULLI, Joseph S. The Three-Ring conception of giftedness: a developmental model for promoting creative productivity. IN: STERNBERG, Robert Jeffrey; DAVIDSON, Janet E. (Orgs.). Conceptions of giftedness. 2.ed. New York: Cambridge University Press, 2005, p. 246-279.
RENZULLI, Joseph S. A practical system for identifying gifted and talented students, Early Child Development and Care,v. 63, n. 1, p. 9-18, 1990. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0300443900630103. Acesso em 10 abr. 2019.
SABATELLA, Maria Lúcia Prado. Atendimento às famílias de alunos com altas habilidades. In:FLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano (Orgs.). Desenvolvimento de talentos e altas habilidades: orientação a pais e professores. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 143-150.
SAKAGUTI, Paulo MitsuyoYamasaki; BOLSANELLO, Maria Augusta. A família e o aluno com altas habilidades/superdotação. In: MOREIRA, Laura Ceretta; STOLTZ, Tania (Org.). Altas habilidades/superdotação, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá, 2012, p. 221-235.
SANTOS FILHO, José Camilo dos. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmático. In: SANTOS FILHO, José Camilo dos; GAMBOA, Silvio Sánchez (org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2013, p. 13-58.
SIMONETTI, Dora Cortat; ALMEIDA, Leandro S.; GUENTHER, Zenita. Identificação de alunos com altas capacidades: uma contribuição de indicadores neuropsicológicos. Revista Educação Especial, Santa Maria, jun. 2010. ISSN 1984-686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/1633. Acesso em: 15 maio 2019.
STERNBERG, Robert Jeffrey; DAVIDSON, Janet E. Conceptions of giftedness. 2.ed. New York: Cambridge University Press, 2005, p. 467.
STERNBERG, Robert. Jeffrey. The Theory of Successful Intelligence. Gifted Education International, v. 15, n.1, p. 4–21, 2000. Disponível em: http://sci-hub.tw/https://doi.org/10.1177%2F026142940001500103. Acesso em: 22 jun. 2019.
TREFFINGER, Donald J.; RENZULLI, Joseph S. Giftedness as potential for creative productivity: transceding IQ scores, Roeper Review, v. 8, n. 3, p. 150-154, 1986. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/247528034_Giftedness_as_potential_for_creative_productivity_Transcending_IQ_scores/link/5a1f4326a6fdccc6b7fb25ef/download. Acesso em: 10 abr. 2019.
VEIGA, Elizabeth Carvalho da. Altas Habilidades/Superdotação e a psicopedagogia modular: avaliando potencialidades. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 641-648, set. 2014. ISSN 1984-686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14283. Acesso em: 15 maio 2019.
VIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues. Altas habilidades e desenvolvimento intelectual. In: In: FLEITH, Denise Souza; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano (Orgs.). Desenvolvimento de talentos e altas habilidades: orientação a pais e professores. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 25-40.
VIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues. Identificação de alunos com altas habilidades/superdotação no contexto brasileiro: sugestões do modelo de enriquecimento escolar de J. Renzulli. In: PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro et al. (Orgs.). Altas habilidades/superdotação (AH/SD) e criatividade: identificação e atendimento. Curitiba: Juruá, 2016, p. 219-247.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).