Altas habilidades/superdotação: entre termos e linguagens

Rosemeire de Araújo Rangni, Maria Piedade Resende da Costa

Resumo


A área das altas habilidades/superdotação apresenta algumas questões polêmicas, entre elas o uso de nomenclaturas ou termos que a defina. Este artigo objetiva o estudo sobre a utilização da terminologia na área de altas habilidades/superdotação por diversos autores brasileiros. Para tanto, foram pesquisados os artigos publicados na Revista Educação Especial, de Santa Maria, RS, edições de 2001 a 2010. As metodologias aditadas para a execução da pesquisa são a bilbliográfica e a documental. Os resultados encontrados indicam que o uso terminológico tanto nos títulos dos artigos como nas palavras-chave variam entre os autores, como também se observa que a linguagem utilizada na área de altas habilidades/superdotação pode causar conflitos no atendimento educacional a esse grupo de educandos.

Palavras-chave: Altas habilidades/superdotação; Terminologia; Nomenclatura.

Palavras-chave


High ability/giftedness; Terminology; Name.

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DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X3056

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

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A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

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