Dupla excepcionalidade: é possível identificar altas habilidades ou superdotação em adultos com deficiência visual?
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X66351Palavras-chave:
Altas Habilidades ou superdotação, Deficiência visual, Dupla excepcionalidadeResumo
O estudo buscou identificar altas habilidades ou superdotação (AHSD) em pessoas adultas com deficiência visual. Os objetivos específicos foram: verificar se os instrumentos aplicados Questionário de Identificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação – adultos (QIIAHSD-Adulto) e Questionário de Identificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação – Adulto – 2ª fonte (QIIAHSD-Adulto-2ª fonte) são eficazes para esse público. A pesquisa foi exploratória e descritiva, dividindo-se em: Estudo Piloto (EP) e Estudo Principal (EPP). Os instrumentos empregados foram: QIIAHSD-Adulto e QIIAHSD-Adulto-2ª fonte, adaptados em formulário eletrônico; e entrevista. Participaram 22 pessoas, com idades entre 21 e 80 anos. Os dados indicaram uma pessoa avaliada com dupla excepcionalidade (DE) no EP e quatro no EPP. Foi observado que a escola e a família têm papel fundamental no desenvolvimento de alunos com DE, podendo influenciar negativamente ao causar traumas ou positivamente, ao possibilitar apoio educacional, emocional e afetivo, que auxiliam a superarem dificuldades adversas consequentes do capacitismo. Os resultados também apresentaram que, mulheres com deficiência visual (DV) enfrentam situações relacionadas ao gênero, as quais dificultam a identificação de DE. O estudo considerou que os instrumentos QIIAHSD-Adulto e QIIAHSD-Adulto-2ª fonte são sensíveis à identificação de AHSD em pessoas com DV, e sugere que sejam readequados às necessidades específicas da DV.
Downloads
Referências
AGRESTI, A.; FINLAY, B. Estatística Descritiva. In.: AGRESTI, A.; FINLAY, B. Métodos Estatísticos para as Ciências Sociais. Tradução: Lori Viali. 4ª Edição. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 49-92.
BALDWIN, A. Curriculum and methods: What is the difference? In.: BALDWIN, A. Y.; GEAR, G. H.; LUCITO, L. J. (eds.). Educational planning for the gifted: Overcoming cultural, geographic, and socioeconomic barriers. Reston, VA: Council for Exceptional Children, 1987. p. 37-49.
BARRAGA, N. Disminuidos visuales y aprendizaje. Enfoque Evolutivo. Madrid, ES: Organización Nacional de Ciegos de España, 1985. 67 p.
BAUM, S. Introduction to twice exceptional and special populations of gifted students. In.: BAUM, S. (ed.). Twice exceptional and special populations of gifted students. Thousand Oaks, CA: Corwin, 2004. p. XXIII – XXXI. Disponível em: https://www.corwin.com/sites/default/files/upm-binaries/7019_baum_intro.pdf. Acesso em: 08 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 08 out. 2021.
COBO, A. D.; RODRÍGUEZ, M. G.; BUENO, S. T. Personalidade e autoimagem do cego. In.: MARTÍN, M. B.; BUENO, S. T. (org.) Deficiência Visual: Aspectos Psicoevolutivos e Educativos. Tradução: Magali de Lourdes Pedro. São Paulo: Livraria Santos Editora, 2003. p. 117–143.
COÍN, M. R.; ENRÍQUEZ, M. I. R. Orientação, Mobilidade e Habilidades da Vida Diária. In.: MARTÍN, M. B.; BUENO, S. T. (org.) Deficiência Visual: Aspectos Psicoevolutivos e Educativos. Tradução: Magali de Lourdes Pedro. São Paulo: Livraria Santos Editora, 2003. p. 249-262.
COSTA, M. P. R.; RANGNI R. A. Altas habilidades/superdotação e deficiência: dupla necessidade educacional especial. Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, vol. 5, nº 2, p. 1-10., 2010. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3484/3255. Acesso em: 08 out 2021.
FAVERI, F. B. M.; HEINZLE, M. R. S. Altas habilidades/superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis. Revista Educação Especial, v. 32, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/39198/pdf. Acesso em: 08 out. 2021.
FREITAS, S. N.; PÉREZ, S. G. P. B. Altas habilidades/superdotação: atendimento especializado. 2ª Edição. Marília: ABPEE, 2012, 144 p.
GARDNER, H. (org.). Inteligências Múltiplas: A teoria na Prática. Reimpressão. Porto Alegre: Artmed, 2012. 256 p.
GIL, M. Deficiência visual. Cadernos da TV Escola. Brasília: MEC/Secretaria de Educação a Distância, 2000. 80 p.
GOFFMAN, E. Estigma: Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução: Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes. 4ª ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos - LTC, 1988. 158 p.
MARTÍN, V. G.; GASPAR, J. M.; GONZÁLEZ, J. P. S. O Acesso ao Currículo: Adaptações curriculares. In.: MARTÍN, M. B.; BUENO, S. T. (org.) Deficiência Visual: Aspectos Psicoevolutivos e Educativos. Tradução: Magali de Lourdes Pedro. São Paulo: Livraria Santos Editora Ltda, 2003. p. 263–292.
OMDAL, S.; RUCONICH, S. K.; FERRELL, K. A.; ORN, A. L. Education of children with visual handicaps who are also gifted. A Position Paper of the Division on Visual Impairments, Division for the Visually Handicapped, Council for Exceptional Children, Quarterly, 38(1). Arlington: Council for Exceptional Children, Quarterly, 1992. p. 19–22. Disponível em: https://higherlogicdownload.s3.amazonaws.com/SPED/d2199768-679e-41f6-aa2a-e9d3b5b748c8/UploadedImages/Nov14OldPP/Education%2520of%2520Students%2520who%2520are%2520Gifted%2520and%2520Visually%2520Impaired%252011-14-13.docx+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 08 out. 2021.
OMOTE, S. Estigma no tempo da inclusão. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, vol. 10, nº 3, p. 287-308, 2004. Disponível em: https://docplayer.com.br/46865883-Estigma-no-tempo-da-inclusao-1-stigma-in-the-time-of-inclusion.html. Acesso em: 08 out. 2021.
PÉREZ, S. G. P. B.; FREITAS, S. N. Manual de identificação de altas habilidades/superdotação. Guarapuava: Apprehendere, 2016. 121 p.
PIOVESAN, A.; TEMPORINI, E. R. Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Rev. Saúde Pública, vol. 29, nº 4, p. 318–325, 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v29n4/10.pdf. Acesso em: 08 out. 2021.
PFEIFFER, S. I. Gifted students with a co-existing disability: The twice exceptional. Estud. Psicol., vol. 32, nº 4, p. 717-727, dez., 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000400717&lng=en&nrm=iso. Aceso em: 08 out. 2021.
RANGNI, R. A.; COSTA, A. B. Altas habilidades/superdotação e deficiência visual: duplicidade de necessidades educacionais especiais. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 11(4), 1979–1993, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7387. Acesso em: 08 out. 2021.
RANGNI, R. A.; COSTA, M. P. R. Altas habilidades/superdotação e deficiência: reflexões sobre o duplo estigma. Educ. rev., Curitiba, n. 53, p. 187-199, set. 2014. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602014000300012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 out. 2021.
RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às Ciências Sociais. In.: BEUREN, I. M. Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria e Prática. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2006. p. 76-97. Disponível em: https://www.academia.edu/7247246/Metodologia_de_pesquisa_aplicavel_as_ciencias_sociais. Acesso em: 08 out. 2021.
REIS, S. M.; MCCOACH, D. B. Underachievement in gifted and talent students with special needs. Exceptionally, nº 10, vol. 2, p. 113-125, 2002. Disponível em: https://positivedisintegration.com/ReisMcCoach2002.pdf. Acesso em: 08 out. 2021.
RENZULLI, J. S. A concepção no modelo dos três anéis: um modelo de desenvolvimento para a promoção da produtividade criativa. Tradução: Lucila Adan e Maria Clara Connolly. Revisão técnica: Angela Virgolim. In.: VIRGOLIM, A. M. R.; KONKIEWITZ, E. C. (orgs.) Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade. Campinas: Papirus, 2014. p. 219–264.
RENZULLI, J. S. The three-ring conception of giftedness. In.: REIS, S. M. (ed). Reflections on Gifted Education: Critical Works by Joseph Renzulli and Colleagues. Waco: Prufrock Press, 2016. p. 55–86. Disponível em: https://gifted.uconn.edu/wp-content/uploads/sites/961/2019/11/The_Enrichment_Triad_Model.pdf. Acesso em: 08 out. 2021.
SÁ, E. D.; SIMÃO, V. S. Parte II –Alunos com cegueira. In.: DOMNGUES, C. A.; SÁ, E. D.; CARVALHO, S. H. R.; ARRUDA, S. M. C. P.; SIMÃO, V. S. (orgs.). Os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira. Coleção: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, Universidade Federal do Ceará, [Fortaleza] Universidade Federal do Ceará, 2010. p. 26–60. (Vol. 03).
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5ª Edição. Tradução: Daisy Vaz de Moraes; Revisão técnica: Ana Gracinda Queluz Garcia, Dirceu da Silva, Marcos Júlio. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 99–110, 548-604.
SMITH, D. D. Superdotação e Altas Habilidades. In.: SMITH, D. D. Introdução à Educação Especial: ensinar em tempos de inclusão. Tradução: Sandra Moreira de Carvalho. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 198–225.
STARR, R. Show me the light – I can’t see how bright I am: gifted students with visual impairment. In.: MONTGOMERY, D. Gifted & Talented Children with Special Educational Needs: Double Montgomery. London: A NACE/Fulton Publication, 2003. p. 93–109. Disponível em: http://ndl.ethernet.edu.et/bitstream/123456789/28275/1/29..pdf. Acesso em: 08 out. 2021.
VENDRAMIN, C. Repensando Mitos Contemporâneos: o capacitismo. III Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneo - SOFIA: entre o saber e o não saber nos processos artísticos, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Unicamp, que aconteceu entre os dias 21 e 30 de agosto de 2019. Anais [...]. Campinas, UNICAMP, 2019. p. 16–25. Disponível em: Acesso em: 08 out. 2021.
WILLARD-HOLT, C. Dual Exceptionalities. ERIC Digest E574. ERIC Clearinghouse on Disabilities and Gifted Education, Reston, 1999. 14 p. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED430344. Acesso em: 08 out. 2021.
Publicado
Versões
- 2022-04-13 (2)
- 2022-01-31 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educação Especial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).