Matizes do discurso sobre avaliação na formação de professores da Educação Especial

Leandra Boer Possa, Maria Inês Naujorks, Grasiela Maria Silva Rios

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6848

Neste texto, discutimos os efeitos de sentido que diagnóstico e avaliação operam nos processos que subjetivam a atuação do professor da Educação Especial, considerando a naturalização destas práticas. Para problematizar, tomamos como materialidade de análise fragmentos dos relatórios de estágio produzidos por acadêmicas do Curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Na análise, utilizamo-nos de conceitos metodológicos ancorados nos estudos foucaultianos. Consideramos que não existem polos distintos e dialéticos de uma avaliação diagnóstica e clínica ou uma avaliação pedagógica em Educação Especial, pois o que há é uma tensão de forças que coexistem e marcam a atuação do professor deste campo: a anormalidade, o sujeito deficiente, sua identificação e a mediação de processos de ensino-aprendizagem que potencializem a chegada do deficiente o mais próximo da normalidade.

Palavras-chave: Avaliação; Diagnóstico; Professores da Educação Especial.


Palavras-chave


Evaluation; Diagnosis; Teachers of Special Education

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6848

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________