<b>Matizes do discurso sobre avaliação na formação de professores da Educação Especial</b>

Autores

  • Leandra Boer Possa Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Inês Naujorks Universidade Federal de Santa Maria
  • Grasiela Maria Silva Rios Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X6848

Palavras-chave:

Evaluation, Diagnosis, Teachers of Special Education

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6848

Neste texto, discutimos os efeitos de sentido que diagnóstico e avaliação operam nos processos que subjetivam a atuação do professor da Educação Especial, considerando a naturalização destas práticas. Para problematizar, tomamos como materialidade de análise fragmentos dos relatórios de estágio produzidos por acadêmicas do Curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Na análise, utilizamo-nos de conceitos metodológicos ancorados nos estudos foucaultianos. Consideramos que não existem polos distintos e dialéticos de uma avaliação diagnóstica e clínica ou uma avaliação pedagógica em Educação Especial, pois o que há é uma tensão de forças que coexistem e marcam a atuação do professor deste campo: a anormalidade, o sujeito deficiente, sua identificação e a mediação de processos de ensino-aprendizagem que potencializem a chegada do deficiente o mais próximo da normalidade.

Palavras-chave: Avaliação; Diagnóstico; Professores da Educação Especial.

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Biografia do Autor

Leandra Boer Possa, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Educação Especial - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Mestrado em Educação - Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e em Mestrado em Psicopedagogia - Universidad de La Havana (2001).Professora assistente da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, formação de professores, educação infantil, aprendizagem e pedagogia social.

Maria Inês Naujorks, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, em 1985. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do RIo Grande do Sul/PUCRS, em 1992. Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo/USP, em 1997. É Professora Associada IV, do Departamento de Educação Especial, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Desde 1999 atua como docente credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE/UFSM, na Linha de Pesquisa: Educação Especial. Exerceu atividade de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE/CE/UFSM de 2002 a 2007. É líder do GEPE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão. Presidente da Comissão do Conselho Editorial da Revista Educação Especial, do Centro de Educação/UFSM. Realizou Estágio Pós-Doutoral no ano de 2009 junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa: Universidade: Teoria e Prática, sob orientação da profa Dra Denise Balarine Cavalheiro Leite. A área de atuação é a Educação Especial desenvolvendo pesquisas nas temáticas de: Políticas Públicas e Educação Especial, Avaliação e Inclusão Educacional.

Grasiela Maria Silva Rios, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Especial - Deficiência Mental pela Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM (2002) e Especialização Latu Sensu em Educação Infantil. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós- graduação em Educaçao, na Linha de Pesquisa em Educação Especial da UFSM. Professora efetiva da sala multimeios da Prefeitura Municipal de Florianópolis, oferecendo Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os alunos com deficiência incluidos na rede regular de ensino. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Educação Especial - Educação inclusiva , atuando principalmente nos seguintes temas: Atendimento Educacional Especializado, deficiência Mental, Deficiência Física, Tecnologia Assistiva, deficiência Visual, representação social, superdotação e altas habilidades.

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Publicado

2012-11-09

Como Citar

Possa, L. B., Naujorks, M. I., & Rios, G. M. S. (2012). <b>Matizes do discurso sobre avaliação na formação de professores da Educação Especial</b>. Revista Educação Especial, 25(44), 465–482. https://doi.org/10.5902/1984686X6848

Edição

Seção

Dossiê: Avaliação em Educação Especial

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