<b>Matizes do discurso sobre avaliação na formação de professores da Educação Especial</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X6848Palavras-chave:
Evaluation, Diagnosis, Teachers of Special EducationResumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6848
Neste texto, discutimos os efeitos de sentido que diagnóstico e avaliação operam nos processos que subjetivam a atuação do professor da Educação Especial, considerando a naturalização destas práticas. Para problematizar, tomamos como materialidade de análise fragmentos dos relatórios de estágio produzidos por acadêmicas do Curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Na análise, utilizamo-nos de conceitos metodológicos ancorados nos estudos foucaultianos. Consideramos que não existem polos distintos e dialéticos de uma avaliação diagnóstica e clínica ou uma avaliação pedagógica em Educação Especial, pois o que há é uma tensão de forças que coexistem e marcam a atuação do professor deste campo: a anormalidade, o sujeito deficiente, sua identificação e a mediação de processos de ensino-aprendizagem que potencializem a chegada do deficiente o mais próximo da normalidade.
Palavras-chave: Avaliação; Diagnóstico; Professores da Educação Especial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).