Altas habilidades/superdotação na perspectiva da inclusão escolar: experiências fenomenológicas a partir da implementação de diretrizes municipais
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X33613Palavras-chave:
Altas habilidades/superdotação. Educação especial. Fenomenologia.Resumo
Com o advento dos estudos acerca da inteligência e, consequentemente, de modelos e políticas educacionais para identificação e atendimento de educandos nas altas habilidades/superdotação (AH/SD), este artigo tem como objetivo apresentar, por meio de um relato da experiência do vivido (HOLANDA, 2003), contribuições do método fenomenológico no processo de implantação e implementação de diretrizes operacionais de uma rede municipal de ensino, para identificação e encaminhamento de educandos a projetos de enriquecimento curricular nas AH/SD, no atendimento educacional especializado (AEE). As diversas formas de identificação das AH/SD têm sido amplamente discutidas na literatura científica. Os resultados desses estudos compreendem as AH/SD como um fenômeno multidimensional, incluindo atributos que vão além do âmbito intelectual. Certas visões restritas ao campo educacional foram substituídas por outras, em aspectos multidimensionais, que envolvem Biologia, Psicologia, emoções e o social/histórico/cultural (ZAIA; NAKANO; PEIXOTO, 2018). O método fenomenológico, a partir de sua perspectiva humanista, pode contribuir significativamente na potencialização das habilidades nos indivíduos com AH/SD e, fundamentalmente, no olhar do professor especializado para além da lógica psicométrica ou instrumentalizadora e, por conseguinte, pode realizar um trabalho permeado pela lógica compreensiva da pessoa com AH/SD dentro de perspectivas favorecedoras de seu empoderamento, bem estar e inclusão escolar. Nesse processo, deve prevalecer o pertencimento da pessoa, transcendendo o exclusivo desenvolvimento e/ou a potencialização de suas habilidades.
Downloads
Referências
ALENCAR, Eunice Maria L. Soriano; FLEITH, Denise Souza. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 2. ed. rev. ampl. São Paulo: EPU, 2001.
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de L. T. A evolução da ciência psicológica. In: ______ . Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. cap. 2, p. 39-56
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Brasília, DF, 2008. 15p.
BRUNS, Maria Alves de Toledo. A redução fenomenológica em Husserl e a possibilidade de superar impasses da dicotomia subjetividade-objetividade. In: BRUNS, Maria Alves de Toledo; HOLANDA, Adriano Furtado (Org.). Psicologia e fenomenologia: reflexões e perspectivas. Campinas: Alínea, 2003. p. 65-75
FLEITH, Denise de Souza (Org.). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007. v. 1, 2, 3.
FORGHIERI, Yolanda Cintrão. A fenomenologia e suas relações com a psicologia. In: ______ . Psicologia fenomenológica: fundamentos, métodos e pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. cap. 2, p.13-22.
FRAGA, Maria Amélia Barcellos; FREITAS, Sumika Soares. Inteligência, criatividade e superdotação: contribuições da perspectiva histórico-cultural. Revista Educação Especial em Debate, Universidade Federal do Espírito Santo, Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão (Neesp), Centro de Educação, ano 1, v. 1, n. 2, p. 131-146, jul./dez. 2016.
GOMES, Vitor. A contribuição de Merleau-Ponty em pesquisas sobre o “eu” diferente. Revista da Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Mato Grosso, ano 15, vol.28, n. 2, p. 181-193, jul./dez. 2017.
______. A fenomenologia da resiliência: teorias e histórias de vida. Curitiba: CRV, 2016.
______. Introdução a uma psicopedagogia fenomenológica: a psicopedagogia fenomenológica e o humor resiliente nas histórias em quadrinhos: possibilidades de análise. São Paulo: Plêiade, 2012.
HOLANDA, Adriano Furtado. Pesquisa fenomenológica e psicologia eidética: elementos para um entendimento metodológico. In: BRUNS, Maria Alves de Toledo; HOLANDA, Adriano Furtado (Org.). Psicologia e fenomenologia: reflexões e perspectivas. Campinas: Alínea, 2003. p. 41-64.
MENDES, Enicéia Gonçalves. Sobre alunos “incluídos”: reflexões sobre o conceito de inclusão escolar. In: VICTOR, Sonia Lopes; VIEIRA, Alexandro Braga; OLIVEIRA, Ivone Martins de (Org.). Educação especial inclusiva: conceituações, medicalização e políticas. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2018. p. 58-81.
MERLEAU PONTY, Maurice Merleau. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
NETO, João Cabral de Melo. Tecendo a manhã. Jornal de Poesia, 2006. Disponível em: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/joao02.html> . Acesso em: 5 jun. 2018.
PEREZ, Suzana Graciela Pérez Barrera. A identificação das altas habilidades sob uma perspectiva multidimensional. Revista “Educação Especial”. Universidade Federal de Santa Maria. v. 22, n. 35, p. 299-328, set./dez. 2009. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial>. Acesso em: 5 fev. 2014.
RENZULLI, Joseph. Modelo de enriquecimento para toda a escola: um plano abrangente para o desenvolvimento de talentos e superdotação. Tradução de Susana Graciela Pérez Barrera Pérez. Título original “The schoolwide enrichment model: a com¬prehensive plan for the development of talents and giftedness”. Revista “Educação Especial”. Universidade Federal de Santa Maria. v. 27, n. 50, p. 539-562, set./dez. 2014. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial>. Acesso em: mar/16
RANGNI, Rosemeire de A; COSTA, Maria da Piedade Resende da. A educação dos superdotados: história e exclusão. Revista Educação, Universidade de Guarulhos, ano 18, v. 6, n. 2, p. 16-24, 2011. Disponível em: <http://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/viewFile/923/903>. Acesso em: 10 maio. 2018
VIRGOLIM, Ângela Maria R. Encorajando potencialidades: desenvolvendo a superdotação na teoria e na prática. In: ______. Altas habilidades/superdotação: encorajando potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007. cap. 4, p. 51-71.
______. A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação. In: ENCONTRO NACIONAL DO CONSELHO BRASILEIRO PARA SUPERDOTAÇÃO, 4.; CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, 1.; SEMINÁRIO SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DA UFPR, 4. , 2010, Curitiba. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12679%3Aa-construcao-de-praticaseducacionais-para-alunos-com-altas-habilidadessuperdotacao&catid=192%3Aseesp-esducacao->. Acesso em: 5 jul. 2014.
ZAIA, Priscila; NAKANO, Tatiana Cássia; PEIXOTO, Evandro Morais. Scale for identification of characteristics of giftedness: internal structure analysis. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 35, m. 1, p. 39-51, 2018. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/1982-02752018000100005>. Acesso em: 21 jun. 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Educação Especial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).