Altas habilidades/superdotação na perspectiva da inclusão escolar: experiências fenomenológicas a partir da implementação de diretrizes municipais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X33613

Palavras-chave:

Altas habilidades/superdotação. Educação especial. Fenomenologia.

Resumo

Com o advento dos estudos acerca da inteligência e, consequentemente, de modelos e políticas educacionais para identificação e atendimento de educandos nas altas habilidades/superdotação (AH/SD), este artigo tem como objetivo apresentar, por meio de um relato da experiência do vivido (HOLANDA, 2003), contribuições do método fenomenológico no processo de implantação e implementação de diretrizes operacionais de uma rede municipal de ensino, para identificação e encaminhamento de educandos a projetos de enriquecimento curricular nas AH/SD, no atendimento educacional especializado (AEE). As diversas formas de identificação das AH/SD têm sido amplamente discutidas na literatura científica. Os resultados desses estudos compreendem as AH/SD como um fenômeno multidimensional, incluindo atributos que vão além do âmbito intelectual. Certas visões restritas ao campo educacional foram substituídas por outras, em aspectos multidimensionais, que envolvem Biologia, Psicologia, emoções e o social/histórico/cultural (ZAIA; NAKANO; PEIXOTO, 2018). O método fenomenológico, a partir de sua perspectiva humanista, pode contribuir significativamente na potencialização das habilidades nos indivíduos com AH/SD e, fundamentalmente, no olhar do professor especializado para além da lógica psicométrica ou instrumentalizadora e, por conseguinte, pode realizar um trabalho permeado pela lógica compreensiva da pessoa com AH/SD dentro de perspectivas favorecedoras de seu empoderamento, bem estar e inclusão escolar. Nesse processo, deve prevalecer o pertencimento da pessoa, transcendendo o exclusivo desenvolvimento e/ou a potencialização de suas habilidades.

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Biografia do Autor

Maria Amelia Barcellos Fraga, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Assessora Técnica de Educação Especial, Psicóloga CRP 16/478

Vitor Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação, professor do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo; Coordenador do Grupo de Estudos de Fenomenologia na Educação-UFES

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Publicado

2019-05-06

Como Citar

Fraga, M. A. B., & Gomes, V. (2019). Altas habilidades/superdotação na perspectiva da inclusão escolar: experiências fenomenológicas a partir da implementação de diretrizes municipais. Revista Educação Especial, 32, e52/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X33613

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua