<b>Identificação de alunos com altas capacidades: uma contribuição de indicadores neuropsicológicos</b>

Autores

  • Dora Cortat Simonetti Universidade Federal do Espírito Santo – Vila Velha, Espírito Santo
  • Leandro S. Almeida Universidade do Minho – Braga
  • Zenita Guenther Universidade Federal de Lavras – Lavras, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X1633

Palavras-chave:

High Ability, Psychometrics, Neuropsychology, Encephalograms.

Resumo

Este artigo apresenta alguns dados sobre a convergência entre medidas psicométricas de inteligência e indicadores fisiológicos da actividade mental em adolescentes com alta capacidade intelectual. Para o efeito o estudo considerou um pequeno grupo de 15 sujeitos, submetidos ao eletroencefalograma quantitativo, selecionados a partir de uma população de 77 colegas com base nos resultados na WISC-III. Os resultados obtidos sugerem que no grupo de superdotados foi contínua a predominância de alfa (percentil frequencial sempre superior e alta amplitude), situação esta que não se observou no grupo de alunos sem capacidade intelectual superior. Mesmo com algumas limitações metodológicas, este estudo permite contribuir para a afirmação de que existe uma relação entre o quociente intelectual, a frequência e a amplitude das ondas alfa observadas durante a realização de tarefas cognitivas. Estes resultados parecem sugerir a possibilidade de uso complementar de provas psicométricas e de registos encefálicos no estudo da sobredotação.

Palavras-chave: Altas Habilidades. Psicometria. Neuropsicologia. Electroen-cefalograma.

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Como Citar

Simonetti, D. C., Almeida, L. S., & Guenther, Z. (2010). <b>Identificação de alunos com altas capacidades: uma contribuição de indicadores neuropsicológicos</b>. Revista Educação Especial, 23(36). https://doi.org/10.5902/1984686X1633

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua