<b>Identificação de alunos com altas capacidades: uma contribuição de indicadores neuropsicológicos</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X1633Palabras clave:
High Ability, Psychometrics, Neuropsychology, Encephalograms.Resumen
Este artigo apresenta alguns dados sobre a convergência entre medidas psicométricas de inteligência e indicadores fisiológicos da actividade mental em adolescentes com alta capacidade intelectual. Para o efeito o estudo considerou um pequeno grupo de 15 sujeitos, submetidos ao eletroencefalograma quantitativo, selecionados a partir de uma população de 77 colegas com base nos resultados na WISC-III. Os resultados obtidos sugerem que no grupo de superdotados foi contínua a predominância de alfa (percentil frequencial sempre superior e alta amplitude), situação esta que não se observou no grupo de alunos sem capacidade intelectual superior. Mesmo com algumas limitações metodológicas, este estudo permite contribuir para a afirmação de que existe uma relação entre o quociente intelectual, a frequência e a amplitude das ondas alfa observadas durante a realização de tarefas cognitivas. Estes resultados parecem sugerir a possibilidade de uso complementar de provas psicométricas e de registos encefálicos no estudo da sobredotação.Palavras-chave: Altas Habilidades. Psicometria. Neuropsicologia. Electroen-cefalograma.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).