<b>PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades</b>

Autores

  • Caroline Corrêa Fortes Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Soraia Napoleão Freitas Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo centra a discussão acerca da prática educativa com alunos com características de altas habilidades das escolas públicas e particulares de Santa Maria/RS, tendo como pressupostos as experiências pedagógicas vivenciadas no Projeto de Pesquisa “Da Identificação à orientação de alunos com características de altas habilidades” e no Projeto de Extensão “PIT – Programa de Incentivo ao Talento”, vinculado ao GPESP – Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social, da Universidade Federal de Santa Maria. A oportunidade de participar dos referidos projetos de iniciação científica em caráter de pesquisa e extensão propiciou às autoras estabelecerem uma interligação entre os contextos da universidade e da escola, desenvolvendo ações com alunos, professores e a comunidade escolar. Estas experiências apontam a necessidade de articular propostas para a construção de uma escola inclusiva, visando a articulação de todos os envolvidos, no processo educacional e o desenvolvimento de ações coletivas que possibilite a ampliação dos espaços educativos oportunizando aos alunos com altas habilidades o desenvolvimento máximo de seu potencial e talento. Diante disso, amplia-se a discussão em relação ao atendimento ao aluno com altas habilidades e salienta-se que a escola de hoje não está preparada para promover uma educação de qualidade, considerando a diversidade dos alunos e estimulando o desenvolvimento de habilidades diversas.

Palavras-chaves: Educação Especial. Altas Habilidades. Programa de Enriquecimento Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Fortes, C. C., & Freitas, S. N. (2011). <b>PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades</b>. Revista Educação Especial, (29). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4181

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>