<b>PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades</b>
Abstract
Este artigo centra a discussão acerca da prática educativa com alunos com características de altas habilidades das escolas públicas e particulares de Santa Maria/RS, tendo como pressupostos as experiências pedagógicas vivenciadas no Projeto de Pesquisa “Da Identificação à orientação de alunos com características de altas habilidades” e no Projeto de Extensão “PIT – Programa de Incentivo ao Talento”, vinculado ao GPESP – Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social, da Universidade Federal de Santa Maria. A oportunidade de participar dos referidos projetos de iniciação científica em caráter de pesquisa e extensão propiciou às autoras estabelecerem uma interligação entre os contextos da universidade e da escola, desenvolvendo ações com alunos, professores e a comunidade escolar. Estas experiências apontam a necessidade de articular propostas para a construção de uma escola inclusiva, visando a articulação de todos os envolvidos, no processo educacional e o desenvolvimento de ações coletivas que possibilite a ampliação dos espaços educativos oportunizando aos alunos com altas habilidades o desenvolvimento máximo de seu potencial e talento. Diante disso, amplia-se a discussão em relação ao atendimento ao aluno com altas habilidades e salienta-se que a escola de hoje não está preparada para promover uma educação de qualidade, considerando a diversidade dos alunos e estimulando o desenvolvimento de habilidades diversas.
Palavras-chaves: Educação Especial. Altas Habilidades. Programa de Enriquecimento Escolar.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Revista Educação Especial (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Revista Educação Especial (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Revista Educação Especial (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).