<b>Professor da educação inclusiva: reflexões a partir de uma abordagem curricular compreensiva</b>

Autores

  • Soraia Napoleão Freitas UFSM
  • Silvia Maria de Oliveira Pavão Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X5223

Palavras-chave:

Teacher, Special education.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/5223

A política educacional brasileira de inclusão pode ainda ser considerada recente. Denota-se nesse processo a atuação dos agentes educacionais que podem efetivar essa proposta da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, a partir da legislação vigente. Esse estudo do tipo bibliográfico focal tem como objetivo descrever as transformações socioculturais e educacionais frente aos avanços da ciência, buscando uma interpretação das modificações e necessidade de mudança na formação do professor, valorizando o desenvolvimento de ações na perspectiva da educação inclusiva. Constatou-se que quatro fatores vinculados ao processo de formação e atuação dos professores são preponderantes para uma análise que permita a atuação do professor tendo em vista a efetiva inclusão. São eles: transformações socioculturais e educacionais, currículo, aspectos subjetivos da pessoa do professor e o processo de ensino. Conclui-se que a atuação do professor na contemporaneidade, para além de sua formação inicial requer compreensão. Compreensão para uma atuação inovadora e capaz de alcançar os objetivos da inclusão escolar.

Palavras-chave: Inclusão; Educação especial; Professor.

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Publicado

2012-08-28

Como Citar

Freitas, S. N., & Pavão, S. M. de O. (2012). <b>Professor da educação inclusiva: reflexões a partir de uma abordagem curricular compreensiva</b>. Revista Educação Especial, 25(43), 277–289. https://doi.org/10.5902/1984686X5223

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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