Olhando as altas habilidades/superdotação com as lentes dos estudos curriculares

Soraia Napoleão Freitas, Claus Dieter Stobäus

Resumo


Lançando um olhar sob o campo educacional, particularmente na docência e na pesquisa em Educação Especial, este artigo postula trazer visibilidade a uma discussão curricular fortemente marcada pela prática educativa de aprendizes com altas habilidades/superdotação, tendo como ‘farol sinalizador’ os princípios da política de inclusão escolar. Currículo é entendido como um território de conhecimento e poder, logo, seu processo de fabricação na esteira da vertente inclusiva – itinerário que visa solidificar um elo igualitário social – pode se colocar como agente potencializador de ações diferenciadas para a educação de alunos com altas habilidades/superdotação, resguardando-os de momentos de discriminação, segregação e exclusão pessoal, familiar, escolar e social. Portanto, este artigo reveste-se num convite aos educadores para olharem as prerrogativas da educação inclusiva sob as lentes dos estudos curriculares.

Palavras-chave: Currículo; Inclusão escolar; Altas habilidades/superdotação.

Palavras-chave


Curriculum; Full inclusion; School Inclusion; High Ability/Giftedness.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X4371

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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