<b>Olhando as altas habilidades/superdotação com as lentes dos estudos curriculares</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X4371Palavras-chave:
Curriculum, Full inclusion, School Inclusion, High Ability/Giftedness.Resumo
Lançando um olhar sob o campo educacional, particularmente na docência e na pesquisa em Educação Especial, este artigo postula trazer visibilidade a uma discussão curricular fortemente marcada pela prática educativa de aprendizes com altas habilidades/superdotação, tendo como ‘farol sinalizador’ os princípios da política de inclusão escolar. Currículo é entendido como um território de conhecimento e poder, logo, seu processo de fabricação na esteira da vertente inclusiva – itinerário que visa solidificar um elo igualitário social – pode se colocar como agente potencializador de ações diferenciadas para a educação de alunos com altas habilidades/superdotação, resguardando-os de momentos de discriminação, segregação e exclusão pessoal, familiar, escolar e social. Portanto, este artigo reveste-se num convite aos educadores para olharem as prerrogativas da educação inclusiva sob as lentes dos estudos curriculares.Palavras-chave: Currículo; Inclusão escolar; Altas habilidades/superdotação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).