<b>Olhando as altas habilidades/superdotação com as lentes dos estudos curriculares</b>

Autores

  • Soraia Napoleão Freitas Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Claus Dieter Stobäus Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X4371

Palavras-chave:

Curriculum, Full inclusion, School Inclusion, High Ability/Giftedness.

Resumo

Lançando um olhar sob o campo educacional, particularmente na docência e na pesquisa em Educação Especial, este artigo postula trazer visibilidade a uma discussão curricular fortemente marcada pela prática educativa de aprendizes com altas habilidades/superdotação, tendo como ‘farol sinalizador’ os princípios da política de inclusão escolar. Currículo é entendido como um território de conhecimento e poder, logo, seu processo de fabricação na esteira da vertente inclusiva – itinerário que visa solidificar um elo igualitário social – pode se colocar como agente potencializador de ações diferenciadas para a educação de alunos com altas habilidades/superdotação, resguardando-os de momentos de discriminação, segregação e exclusão pessoal, familiar, escolar e social. Portanto, este artigo reveste-se num convite aos educadores para olharem as prerrogativas da educação inclusiva sob as lentes dos estudos curriculares.

Palavras-chave: Currículo; Inclusão escolar; Altas habilidades/superdotação.

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Publicado

2011-12-24

Como Citar

Freitas, S. N., & Stobäus, C. D. (2011). <b>Olhando as altas habilidades/superdotação com as lentes dos estudos curriculares</b>. Revista Educação Especial, 24(41), 483–499. https://doi.org/10.5902/1984686X4371

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua