<b>Acessibilidade na agenda da inclusão social e educacional</b>

Autores

  • Tatiane Negrini UFSM
  • Leandra Costa da Costa UFSM
  • Leodi Conceição Meireles Ortiz UFSM
  • Soraia Napoleão Freitas UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X1632

Palavras-chave:

Accessibility, Inclusion, Special Education.

Resumo

O presente estudo objetiva desvelar o percurso legal das propostas de acessibilidade, buscando realizar uma reflexão dentro dos dispositivos que fundamentam o processo da Inclusão social e educacional. Desta forma, utilizou-se de estudos na área, fazendo referencia também às políticas direcionadas para a acessibilidade. Assim, este texto não almeja o esgotamento da temática, mas sim, apresentar pistas para uma discussão acerca do binômio acessibilidade-inclusão no olhar da Educação Especial. Há um resgate sobre a legislação da acessibilidade compreendendo a Lei nº 7.405 de 12 de novembro de 1985, a Lei nº 10.048 de 8 de novembro de 2000, a Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000 e o Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Além disso, perpassa na discussão as idéias da atual proposta da educação inclusiva, que faz referência ao acesso de todos ao ambiente educacional. Nota-se que existem políticas consistentes quanto à acessibilidade, no entanto, no que tange ao universo escolar, as barreiras não estão restritas somente aos aspectos arquitetônicos, de comunicação ou de infra-estrutura. É preciso que se estabeleçam, também, adaptações curriculares e atitudinais, bem como um olhar acerca da formação profissional.



Palavras-chave: Acessibilidade. Inclusão. Educação Especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Negrini, UFSM

Mestre em Educação/UFSM; Especialista em Gestão Educacional/UFSM; Especialista em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação/UFSM; Graduada em Educação Especial/UFSM; Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Educação Especial: Interação e Inclusão Social – GPESP.

Leandra Costa da Costa, UFSM

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação/UFSM, na linha de Pesquisa - Educação Especial. Graduada em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM).

Leodi Conceição Meireles Ortiz, UFSM

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Mestre em Educação/UFSM. Especialista em Pesquisa/FIC. Graduada em Pedagogia/UFSM. Técnica em Assuntos Educacionais junto a Universidade Federal de Santa Maria e Coordena o Setor Educacional / Classe Hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria - HUSM/UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Educação Especial: Interação e Inclusão Social – GPESP.

Soraia Napoleão Freitas, UFSM

Professora Doutora do Departamento de Educação Especial e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria; Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Educação Especial: Interação e Inclusão Social – GPESP.

Downloads

Publicado

2010-10-13

Como Citar

Negrini, T., Costa, L. C. da, Ortiz, L. C. M., & Freitas, S. N. (2010). <b>Acessibilidade na agenda da inclusão social e educacional</b>. Revista Educação Especial, 1(1). https://doi.org/10.5902/1984686X1632

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>